Arquitetura Moderna
Trabalho Universitário: Arquitetura Moderna. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dheissy4ss • 9/11/2014 • 612 Palavras (3 Páginas) • 639 Visualizações
Conexões internacionais: arquiteturas estrangeiras em Brasília / Sylvia Ficher e Paulo Roberto Alves dos Santos
Embaixada da Itália. © Joana França, cortesia de Sylvia Ficher.
Embaixada da Itália. © Joana França, cortesia de Sylvia Ficher.
Poucos se lembram ou sequer se dão conta, mas graças ao status de Capital Federal, Brasília é possuidora de um excepcional acervo de arquitetura estrangeira, quase todo ele constituído por complexos diplomáticos. Localizado nos Setores de Embaixadas Sul e Norte, neles se encontram principalmente legações nacionais, das quais a primeira a ser concluída foi a da Iugoslávia, inaugurada já em 1965. Atual Embaixada da Sérvia e Montenegro, foi projetada por Alexander Brezovski e é representativa da estética de formas ortogonais do modernismo dos primeiros anos da cidade.
O Brasil do Modernismo
O país saído do Segundo Império, com o advento da República em 1889, era dominado pelas oligarquias regionais e economicamente sustentado pela monocultura cafeeira. Durante a primeira República, as rigorosas políticas monetaristas controle fiscal e de liberação econômica estavam sob a tutela do capital financeiro inglês.
Desenvolvimentista e conservador ao mesmo tempo, o projeto de modernização brasileiro iniciado nos anos 30 perdurou até o final dos anos 70, quando chegou o fim do regime militar.
A arquitetura moderna brasileira seria, sem dúvida, um dos seus mais eficcientes emblemas, trazida a campo extamente no momento em que a revolução modernizadora e centralizadora agoniza em direção ao autoritarismo da ditadura Vargas(1937), modernizador também ele próprio. Inserida numa sociedade que, no intervalo de poucas décadas , teria que saltar de organização escravocrata e arcaica a Estado moderno, centralizado autoritário, a arquitetura moderna cumpriria uma função ideológica fundamental.
Postado por: Emanuela Tassoniero
Ditadura na Arquitetura
A arquitetura brasileira é famosa, mas esta fama repousa sobre o trabalho de poucos arquitetos – Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Afonso Reidy e um dois outros, cujos projetos foram construídos em meados do século XX.
De fato, desenvolver uma crítica da arquitetura moderna no Brasil seria impensável- pois desde o princípio, tal modernismo havia sido reconhecido como genuinamente nacional. Como Banham afirmou em 1962, o Brasil foi o primeiro país a criar “um estilo nacional de arquitetura moderna”. A partir de 1920, o desenvolvimento do modernismo em todas as expressões artísticas brasileiras ficou ligado à busca de um projeto nacional; qualquer crítica a este projeto era encarada como uma traição à pátria. A censura e o medo das perseguições puseram fim a crítica, e muitos arquitetos alinhados com a esquerda foram exilados ( como o próprio Oscar Niemeyer) ou forçados a parar de trabalhar.
attilio-c-lima_estacao-hidroavioes-aerop-s-dumont31
Uma das principais características desta obra é a diferença nas plantas do piso térreo e do piso superior, que garante um claro efeito estético. A simplicidade de concepção
...