Arte Barroca
Casos: Arte Barroca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nataliasdias • 27/7/2014 • 262 Palavras (2 Páginas) • 1.035 Visualizações
A PINTURA
Os pintores italianos Caravaggio, Tintoretto e Andrea Pozzo estão entre os mais representativos do Barroco.
"A Conversão de São Pedro", Michelangelo Buonarroti (1475-1574)- Cappella Paolina, Palácio do Vaticano, Cidade do Vaticano.
A ESCULTURA
Nos gestos e no rosto das figuras representadas, a escultura barroca exprime emoções: alegria, dor, sofrimento. Por vezes, um grupo de esculturas compõe uma cena dramática. As formas sugerem movimento e apresentam efeitos decorativos. Predominam linhas curvas, drapeados das vestes e tons dourados. Entre os artistas do Barroco italiano Bernini (1598-1680) foi, sem dúvida, o mais importante e completo: foi arquiteto, urbanista, escultor, decorador e pintor.
Antoine Coysevox: A Fama do Rei cavalgando Pégaso, originalmente no Parque de Marly.
A ARQUITETURA
Como a Igreja Católica queria proclamar a importância da fé, criou obras que impressionam pelo esplendor. A arquitetura expressou, ainda, o desejo dos governantes de demonstrar poder por meio de seus palácios. Assim, os arquitetos do Barroco deixam de lado a simplicidade e a racionalidade do Renascimento e investem na grandiosidade das igrejas e dos palácios e nos efeitos decorativos. Nessa época firmou-se também a idéia de que o espaço em torno da obra arquitetônica era importante para a beleza da construção com os projetos de praças das igrejas como a da basílica de São Pedro, no Vaticano.
Também nesse período criaram-se projetos paisagísticos de grandes jardins de palácios, como os de Versalhes, na França.
Praça de São Pedro (1656-67), obra de Gian Lorenzo Bernini, no Vaticano (Roma), uma das principais manifestações da arquitetura e do urbanismo barrocos. Os braços da praça simbolizam a Igreja, que abriga e abraça os fiéis
...