Arte E Educação
Trabalho Universitário: Arte E Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fecarv • 28/5/2014 • 978 Palavras (4 Páginas) • 1.088 Visualizações
1 "Uma obra de arte deve levar um homem a reagir, sentir sua força, começar a criar também, mesmo que só na imaginação. Ele tem de ser agarrado pelo pescoço e sacudido; é preciso torná-lo consciente do mundo em que vive, e, para isso, primeiro ele precisa ser arrancado deste mundo”.
Pablo Picasso
As palavras de Picasso mostram que a arte transita no tempo e no espaço de diversas maneiras, se apresentando, a cada momento, de modo singular e revelador do cotidiano vivido. Por isso, cada período possui sua essência.
Sendo assim, qual a alternativa que está relacionando corretamente o período com sua principal característica?
Peso: 1.0
Período Medieval se destaca pela arte interventiva
Período Impressionista se destaca pela arte surreal
Período Pré-histórico se destaca pela arte teocêntrico
Período Moderno se destaca pela arte mítica
X Período Clássico se destaca pela arte humanista
2 A imagem e forma desvelam pensamentos, assim como a pintora Frida Kahlo pronuncia: "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade".
A artista nos mostra, assim, que a Arte está vinculada à vida/forma, revelando a importância da leitura da imagem, e o conceito que apresenta a leitura da imagem chama-se:
Peso: 1.0
Grafologia
Iconologia
X Iconografia
Morfologia
Logografia
3 Como estudamos, a Arte, enquanto manifestação, estabelece linguagens a partir das relações humanas. Para EgidioSchimtz, este fomento abre possibilidades para leituras e releituras de Si/Outro/Mundo, ao afirmar que “quanto mais o homem assumir consciente, intencional das suas ações, mais ele se torna moral, ultrapassando o domínio das ações e iniciativas meramente naturais, físicas ou orgânicas”.
A que dimensão esta ideia nos reporta?
Peso: 1.0
Subjetiva
Intersubjetiva
Ideológica
X Transubjetiva
Critica-Reflexiva
4 O esteta italiano Luigi Pareyson estudou conceitos da Arte que buscavam a compreensão da Formatividade, isto é “a forma como faço a forma”. Dentre os conceitos, há um destaque para sua definição, que traduz o pensamento de que “a intenção formativa, a adoção e a formação da matéria são tudo uma coisa só. O artista não tem outra lei que não ser a regra individual da obra que vai fazendo, nem outro guia a não ser o presságio do que vai obter”.
Isso é compreendido e identificado como?
Peso: 1.0
Conteúdo
Forma
Matéria
X Processo
Estilo
5 A representação, de acordo com Sara Païn, manifesta os códigos carregados por vivências pessoais e experiências. Isso significa, para ela, que a obra representa o autor, a época e a cultura.
Neste sentido, qual, dentre as ideias apresentadas, identifica a organização do código morfológico?
Peso: 1.0
Organização sistematizada
Organização iconográfica
Organização bibliográfica
X Organização das partes
Organização representativa
6 A criatividade na Arte é um aspecto significativo. Pablo Picasso apresenta a ideia de que “Todas as crianças são artistas. O problema é como permanecer um artista quando você crescer". Neste sentido, é possível compreender que a criatividade é a capacidade humana de inferência frente aos processos de construção, muitos pensadores fizeram o exercício para entender esta dimensão humana, dentre eles estava Platão, que via a criatividade como sendo:
Peso: 1.0
Associações mentais
Liberdade eidética
...