Artigo
Monografias: Artigo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: igorlynhares • 2/3/2015 • 2.991 Palavras (12 Páginas) • 248 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM
CURSO DE ZOOTECNIA
DISCIPLINA: PROJETO INTREGRADOR II
PROFESSORA: CRISTIANE QUITÉRIA CALDEIRA
ATRELAGEM: CAVALOS DE TRAÇÃO
NOME
PATOS DE MINAS
2014
Nome
ATRELAGEM: CAVALOS DE TRAÇÃO
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de Projeto Integrador, do curso de Zootecnia, do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação da professora M. Sc. Cristiane Quitéria Caldeira
PATOS DE MINAS
2014
1. INTRODUÇÃO
2. RACAS MAIS CONHECIDAS DE TRAÇÃO
PERCHERON
BRETÃO
CLYDESDALE BUDWEISER
LUSITANO
3. PROBLEMAS
4. VANTAGENS
5. ATRELAGEM
CLASIFICAÇÃO DA ATRELAGEM
CORRIDA DE TROLES
CONCURSO COMPLETO DE ATRELAGEM (CCA)
PROVA DE ADESTRAMENTO
PROVA DA MARATONA
PROVA DE MANEABILIDADE
6. CONCLUSÃO
7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 4
4
4
6
7
8
10
10
10
11
11
11
12
12
12
13
13
1 INTRODUÇÃO
O cavalo que é um animal mamífero é valorizado pelo ser humano há milhares de anos, pois sempre foi útil para transportar pessoas e puxar cargas pesadas. Mais recentemente passou a ser usado nos esportes e na recreação.
Os cavalos já vagaram livres pelas pastagens da América do Norte, da América do Sul, da Europa, da Ásia e da África. Hoje, contudo, em todo o mundo quase todos os cavalos são domesticados ou domados.
Ao longo dos séculos, a reprodução dos cavalos tem sido controlada pelo ser humano de modo a obter características que as pessoas considerem úteis e desejáveis. As raças podem ser agrupadas em três tipos gerais: as de cavalos leves, as de cavalos pesados e os pôneis. Os cavalos leves são usados, sobretudo para cavalgar, e entre eles a raça mais importante é o puro-sangue-inglês, usado nas corridas. Os cavalos pesados, chamados também de cavalos de tração, puxam carroças pesadas. Alguns cavalos de tração pesam mais de 900 quilos. As raças menores chamam-se pôneis, e alguns desses animais pesam somente 175 quilos ou menos.
Inicialmente os cavalos não conseguiam puxar cargas pesadas sem se ferir. Então, no século XII, começou-se a protegê-los com colarinhos acolchoados, ou coalheiras, que lhes permitiam puxar um arado. Os cavalos também puxavam vagões de trem nas ferrovias e outros veículos. Até o século XX, quando surgiram as máquinas, eles foram uma importante força de trabalho.
2 RAÇAS MAIS CONHECIDAS DE TRAÇÃO
2.1 PERCHERON
A exata origem da raça Percheron esta perdida através dos tempos. Alguns acreditam que eles são descendentes dos primitivos cavalos encontrados na região durante a idade do gelo, outros dizem que eles estão intimamente relacionados ao cavalo Boulonnais, os quais foram usados na invasão da Bretanha pelos Romanos, outros ainda acreditam que a raça é oriunda do garanhão Árabe Abd el Rahman's, ou parte dos cavalos usados pelos Mouros na batalha dos Poitiers os quais foram divididos entre as forças Francesas vitoriosas.
A raça Percheron apresenta uma boa conformação para tração. Em geral, são cavalos compactos, de comprimento médio a grande e ter boa musculatura. Constituição robusta, ossatura forte, de tendões e articulações bem delineadas, musculatura poderosa, pele e pelos lisos. Tratável e dócil, mas, ao mesmo tempo, ativo e vigoroso. São animais extremamente versáteis, usados para tração de implementos agrícolas, carroças e, antigamente, em tempos de guerras tracionavam a artilharia pesada dos exércitos. O Percheron é usado para transporte e para obtenção de carne em algumas ocasiões.
CARACTERÍSTICAS DA RAÇA:
Cabeça
• Forma: Fina e quadrada.
• Perfil: Retilíneo.
• Olhos: Vivos e salientes, com as órbitas bem pronunciadas.
• Orelhas:
...