Artigo Científica TCC
Monografias: Artigo Científica TCC. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Freitas68 • 12/11/2014 • 2.617 Palavras (11 Páginas) • 370 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA - EAD
Município: São Pedro
Estado: São Paulo
Turma: 570
Pólo: São Pedro
Tutor(a): Sueli Aparecida Galante
Semestre/Ano: 6º Semestre 2010
TÍTULO
A Formação de Alunos Leitores Nas Séries Iniciais
Nome da aluna
Patrícia Aparecida Romera de Freitas
RESUMO
A leitura sempre teve um papel social de grande interferência na sociedade, como pesquisa educacional e a evolução da leitura na sociedade diante dos problemas sociais, políticos e econômicos. A leitura tem por finalidade levar outros mundos possíveis, seja a literatura ou as revistas e livros. Pode nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Alem disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.
INTRODUÇÃO
O nosso Trabalho tem como tema formação de leitores nas séries iniciais, que trata da problemática da leitura, que apresenta um importante instrumento de compreensão do mundo, objetivando analisar como os alunos se relacionam com a leitura.
No período de 0 a 6 anos as crianças devem ser incentivadas a terem o contato com a leitura, até mesmo as famílias podem e devem ser estimuladoras no processo de interesse dos seus filhos.
Existem várias formas estimuladoras no processo de interesse pela leitura, mas muitas vezes os pais não sabem ler. Neste caso reconhecemos os motivos pela qual a família não pode incentivar. Em caso contrário o que se sabe é que antes de aprender a ler a criança já traz um conhecimento de mundo, que chamamos de leitura incidental, como por exemplo, ela não sabe ler a palavra, mas ela associa aquele objeto ao seu rótulo, ela já está lendo embora não domine o código linguístico.
Durante os últimos anos, muitos estudos e pesquisas sobre o trabalho com a literatura infantil no Ensino Fundamental têm suscitado o interesse pelos professores que trabalham com essa faixa etária.
A partir do momento em que a criança passa a ter acesso ao mundo da leitura, ela passa a buscar novos textos literários, novas descobertas, ampliação de compreensão de si e do mundo, do desenvolvimento pessoal e do mundo que a cerca.
No entanto, cabe-nos ressaltar, a necessidade da literatura ser trabalhada de forma dinâmica na vida da criança, acreditando que, com os estímulos, a maneira como a escola vive e convive com o mundo literário, influencia muito na formação da sensibilidade da criança, pois o momento de ouvir ou inventar uma historia representa um dos momentos mais significativos para a criança e para as atividades pedagógicas, porque proporciona um momento mágico para ela com o valor educativo sem igual.
A escola deve oferecer condições aos professores e aluno para terem esta pratica de leitura tanto na escola como em casa, é preciso que se estabeleçam vínculos com a comunidade através da pratica pedagógica, valorizando momentos importantes na vida do aluno e, para tanto a escola deve contar com a participação da família. Também é primordial a organização das bibliotecas bem como o uso sistemático dela, além de a introdução de textos diversos durante as aulas, independente da disciplina.
A influencia da leitura na vida das crianças
Pode-se que a literatura infantil esteve e está presente em nossas vidas muito antes da leitura e da escrita, isto é, nas cantigas de ninar, nas brincadeiras de roda, no ouvir histórias contadas por familiares. Mas, é na escola que a literatura tem o poder de construir-se para a criança, um elo lúcido entre o mundo da imaginação, dos símbolos subjetivos e o mundo da escrita, dos signos convencionalizados e impostos pela cultura.
A partir do momento em que a criança passa a ter acesso ao mundo da leitura, ela passa a buscar novos textos literários, novas descobertas, ampliação de compreensão de si e do mundo, do desenvolvimento pessoal e do mundo que a cerca.
No entanto, cabe-nos ressaltar, a necessidade da literatura ser trabalhada de forma dinâmica na vida da criança, acreditando que, com os estímulos, a maneira como a escola vive e convive com o mundo literário, influencia muito a formação da sensibilidade da criança, pois o momento de ouvir ou inventar uma história representa um dos momentos mais significativos para a criança e para as atividades pedagógicas, porque proporciona um momento mágico para ela com um valor educativo sem igual.
“O ato de ler não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas se antecipa e prolonga na inteligência do mundo”. Hábito de ler se forma cedo, muito cedo. E o exame do contexto familiar comum demonstra que é muito difícil a formação do habito de ler. (PAULO FREIRE, 1985).
Como na história da civilização, o desenvolvimento da escrita na criança percorre caminhos descontínuos. A história começa com o aparecimento do gesto. Os brinquedos infantis apresentam a segunda forma que estabelece a ligação entre o gesto e a linguagem escrita. A terceira etapa na história da escrita diz respeito ao desenho. O desenho desenvolveu-se na criança quando a linguagem falada atinge um significado e a criança desenha de memória, não o que vê, mas o que sabe.
Piaget considerava que o conhecimento é uma construção constante, por interação com a sociedade. O mesmo é sem pré uma descriminação, uma interpretação. O melhor exemplo, para justificar esta tese é o estudo do desenho da criança, posto que ele. É uma cópia do modelo. O que se observa é que faz de realidade, uma interpretação, e não o objetivo observado perceptivamente. “A criança é também um produtor de textos desde o tema idade”. (FERREIRA, 1999).
O papel do professor é buscar significados e objetivos para sua aula, adequando estratégias de ensino e de avaliação que abranjam as características psicossociais dos alunos, seu grau de desenvolvimento intelectual, avalizando a qualidade e a relevância do que está sendo ensinado. Ai a linguagem passa ter destaque, a ela serão atribuídas novas funções, como a de organizar o pensamento e desenvolver as formas de expressar, por isso alcança um grau de maior importância.
Conforme
...