As Atribuições do técnico em segurança do trabalho
Por: Jefferson Soares • 7/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.354 Palavras (14 Páginas) • 113 Visualizações
[pic 1]
SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Jefferson Soares Camilo
Importância do uso EPC´s e EPI´s no ambiente hospitalar.
Brasília-DF,08 de setembro de 2017.
Importância do uso EPC´s e EPI´s no ambiente hospitalar.
Trabalho apresentado ao SENAC EAD como requisito para a aprovação no curso Técnico em Segurança do Trabalho.
Fabio Vasconcelos
Luana de Oliveira Severo
Brasilia-DF,10 de setembro de 2017.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 7
2. JUSTIFICATIVA 8
3. OBJETIVOS 10
4. DESENVOLVIMENTO 11
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
6.ANEXOS 19
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo apresentar a importância do uso dos equipamentos de proteção coletiva e individual no âmbito hospitalar, conscientizando o uso, mostrando o papel do responsável pela segurança e criando medidas de segurança que são fundamentais no local de trabalho.
E de grande importância termos a consciência da segurança no ambiente hospitalar, e de forma geral os equipamentos de segurança são fundamentais para quem trabalha e para o paciente que será atendido, visando ambos a segurança.
Muitos acidentes de trabalho devem ocorrer por falta de uso de equipamento de proteção, por equipamentos de pouca qualidade, mau uso, descuido, tudo isso gera influencia para se iniciar um acidente. Profissionais de saúde adquirem doenças e estão propícios a serem contaminados devido ao ambiente insalubre que laboram. Sendo parte de criação de uma cultura irregular que se não corrigida poderá acarretar maiores danos e perdas no trabalho.
As percas podem ser grandes com contaminação uso de material irregular, perca dos mesmos devido uso incorreto, insegurança para os pacientes, aumento de doenças ocupacionais por uso incorreto, e diversos fatores prejudiciais para todos.
Importante se criar uma cultura segura e mostrar com palestras diálogos de segurança a formação de um ambiente seguro. Nisto a importância do Técnico em Segurança do Trabalho na verificação de um EPI, orientação de uso correto, compra de materiais que venham ser adequados a necessidade do ambiente a ser trabalhado e utilização, a verificação de qualidade tem um grande fator de responsabilidade a ser seguido, pois ele irá proteger de riscos a todos, por isso o técnico em segurança do trabalho deve agir diante de um ambiente que exige grande responsabilidade com empenho e dedicação e estar em condições para apresentar um excelente trabalho.
Sendo assim o conjunto de medidas de segurança através do uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, trabalho continuo do técnico em segurança do trabalho, as medidas de orientações aplicadas e conscientização de uso correto, fazem com que se tenha um ambiente seguro, saudável e com o mínimo de riscos.
JUSTIFICATIVA
É de extrema importância e de grande valor para todas as pessoas que laboram na área da saúde, ter conhecimento de medidas de segurança, e uma dessas medidas é conhecer o próprio equipamento em uso, entre os diversos itens de segurança o cuidado próprio que tem a proporcionar cada vez mais um trabalho seguro, que consequentemente trará maior conforto e confiança na atuação.
Isso irá gerar a preservação da saúde de si e dos que se encontram ao redor. Além disso, o técnico em segurança do trabalho deve ter o conhecimento necessário para orientar os colaboradores quanto ao uso correto dos itens de segurança e conscientizá-los em relação aos benefícios que uma ação preventiva pode proporcionar e evitar riscos.
Todo tipo de atividade profissional que venha gerar algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem diversos tipos de matérias para cada tipo de atividade especifica como, óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção, estes acima citados como exemplo são acessórios indispensáveis em uso em fábricas e processos industriais.
Não existe possibilidade de alternativas para correr da segurança, o uso do EPI é necessário e fundamental garantir a saúde e a proteção do trabalhador em seu trabalho, evitando consequências prejudiciais e negativas.
Além desses fatores, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho podendo gerar maiores danos ainda.
Para que uma empresa possa conhecer todos os equipamentos de proteção individual que devem ser fornecidos aos seus funcionários, é necessário estar sempre pesquisando e acompanhando os trabalhos visando elaborar um estudo dos riscos ocupacionais e estabelecendo de acordo com os riscos os EPI’s e EPC’s adequados. Esse trabalho de acompanhamento presente facilita a identificação dos perigosos dentro do setor do trabalho, e ajuda a empresa a reduzi-los ou neutralizá-los.
O EPI é importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. O uso dos equipamentos de proteção é determinado por uma norma técnica chamada NR 6, que estabelece que os EPIs sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro da empresa.
OBJETIVOS
Objetivo geral: O objetivo deste e mostrar a importância do uso dos equipamentos de proteção individual e coletivo, mostrando que através deles podemos nos resguardar de diversos problemas que poderiam ser sanados devido a um trabalho seguro. A importância em ter segurança nos equipamentos a serem usados no ambiente hospitalar pode gerar benefícios para com todos, tanto para os próprios colaboradores quanto para aqueles que vem passar por um atendimento, pois a falta de um atendimento rápido devido à falta de um EPI ou um EPC em um caso grave pode gerar complicações de grande tamanho.
...