As Celulas
Ensaios: As Celulas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maga3525 • 20/5/2014 • 2.919 Palavras (12 Páginas) • 203 Visualizações
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo ilustrar de forma simples o PPCP planejamento, programação, e controle de produção, abordando desde seus conceitos básicos até como funciona cada uma de suas funções e mostrar como o PPCP é de fundamental importância para o sucesso das empresas em um mercado tão competitivo. Entretanto, muitas empresas ainda tomam suas decisões de forma empírica, produzindo o que “acham” que deve ser produzido, nas quantidades “x” ou “y”, sem qualquer embasamento lógico, real; são decisões tomadas apenas com base naquilo que se acredita que o mercado irá absorver.
O Planejamento e Controle da Produção é, segundo Zaccarelli (1979), um conjunto de funções que, além de planejar e controlar comanda e coordena a produção. O mundo moderno é constituído de organizações. Isso significa que nascemos em organizações, crescemos em organizações, aprendemos em organizações, trabalhamos em organizações e ate para morremos dependemos delas.
Se tudo corresse exatamente de acordo com o que foi planejamento, não havia nenhuma necessidade de controle. O desenvolvimento de novas tecnologias está impactando de maneira bastante incisiva nas organizações, fazendo com que as empresas busquem novas ferramentas para uma melhor gestão e aumento de competitividade no mercado. Para que haja um melhor controle e suporte para as tomadas decisões relacionadas às operações do dia a dia de uma empresa, recorre à implantação de um sistema integrado de planejamento de controle de produção.
PPCP
Podemos dizer que o PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção) é o setor onde se continuidade aos processos produtivos de uma empresa.
Assim, assegura que a execução do produto seja feita em quantidade correta, com menor custo e em tempo previsto.
Existem conceitos e habilidades que ajudam em um melhor resultado, como por exemplo:
Previsão da demanda: são métodos estratégicos e de previsão que ajuda os gerentes a controlar os recursos dos materiais e de humanos. Tambem é de grande importância em empresas que adotam uma estratégia de produção para o estoque.
Planejamento da capacidade de produção: prevê a necessidade de adequação, aumento ou redução de produção para atender com excelência as demandas de curto e longo prazo.
Planejamento agregado da produção (PAP): estão as decisões de quantidade a produzir e estoques mensais, contratação ou demissão de pessoas, contartos de fornecimentos, uso de horas extras e serviços logísticos. A visão das demandas e capacidades são agregadas para analisar e visualizar a tomada de decisão.
Programação mestra de produção (PMP): são analisados recursos de matérias primas, maquinas e pessoas no tempo certo para produzir em quantidade necessária atendendo a demanda do cliente. É o planejamento agregado só que com uma analise mais rígida, trabalhando não só com previsões mas também com pedidos concretos e com ordens de produção e compras.
Controle da Produção: consiste no acompanhamento a fim de verificar o andamento total da produção conforme o planejamento de todos os conceitos já citados acima.
Assim concluímos que o PPCP é como um todo a base da empresa para que toda a produção e o seu andamento sai dentro de perfeitas condições.
Essa imagem ilustra um fluxograma de um PPCP:
WWW.casadaconsultoria.com.br
PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO
Programar produção significa determinar quando deverão ser realizadas as tarefas e operações de produção e quando deverá ser feito, na realidade é estabelecer uma agenda de compromissos para as diversas unidades envolvidas no processo produtivo da empresa. Mais do que isso, a programação visa estabelecer um fluxo de informações para todas a unidades envolvidas, com o propósito de comandar, coordenar e integrar o processo produtivo da empresa .
A objetivos importante da programação de produção como coordenar e integrar todas as unidades envolvidas direta ou indiretamente no processo produtivo, garantir a entrega dos produtos acabado aos clientes nas datas prevista ou prometida, garantir disponibilidade de matéria primas e componentes que serão requisitados pela unidade envolvida, distribuir a carga de trabalho proporcionalmente para assegurar a melhor eficiência e eficácia, evitar o gargalos de produção, aproveitar o máximo a capacidade instalada da empresa e estabelecer uma maneira racional de obtenção de recursos proporcionado pela empresa.
Com a decisão sobre a adoção de um sistema de PPCP deve considerar a multiplicidade de soluções hoje nas empresas.
Os sistemas de PPCP objetivam apoiar as decisões de o que, quanto, quando e onde
produzir o que, quanto e quando comprar, que define desempenhos fundamentais como os níveis em volume mix de estoque de matérias primas, produto em processo e produtos acabados, os níveis de utilização e de variação da capacidade produtiva, nível de atendimento a demanda dos clientes, considerando a disponibilidade dos produtos em termos de quantidades e prazos de entrega;
A competência na reprogramação da produção, abordando a forma como a empresa reage às mudanças não previstas nos seus recursos de produção e na demanda dos clientes.
O desempenho do sistema de PPCP, por outro lado, impacta diretamente o desempenho da manufatura, caracterizado pelos seguintes objetivos de desempenho:
* custo, que diz respeito à capacidade de a empresa fabricar produtos com alta eficiência na utilização dos recursos produtivos;
* qualidade, que se refere a fazer produtos de acordo com as especificações (qualidade no processo) e que atendam às necessidades e expectativas dos clientes (qualidade no projeto);
* velocidade, que está relacionado à habilidade da empresa em entregar produtos mais rapidamente do que a concorrência;
* pontualidade, que representa a capacidade de a empresa cumprir os prazos de entrega prometidos ao cliente;
* flexibilidade, que se conceitua como
...