As Competências Do Administrador
Casos: As Competências Do Administrador. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbaraamel • 22/10/2014 • 347 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
1. Os papéis do administrador
O administrador exerce vários papéis dentro das organizações interligados, pois cabe a ele liderar e coordenar as pessoas conduzindo o esforço dessas para o mesmo fim.
1.1 Papéis interpessoais:
Os papéis interpessoais abrangem as relações interpessoais dentro e fora da organização: líder e ligação.
O administrador age como um símbolo e representante (relações publicas) da organização.
Sua importância seria subestimada se julgada apenas em termos das atividades gerenciais que estão estritamente relacionadas com a direção de pessoas. Nesses relacionamentos, ele vincula sua equipe com outras, a fim de fazer intercambio de recursos e informações que lhe permitam trabalhar.
1.2 Papéis de Informação:
Os papéis de informação estão relacionados com a obtenção e transmissão de informações, de dentro para fora da organização, e vice-versa. São realizadas três tipos de papéis:
• Monitor: o administrador recebe ou procura obter informações que lhe permitam entender o que se passa em sua organização e no meio ambiente.
• Disseminador: o papel de monitor tem complemento da disseminação da informação externa para dentro da organização e da informação interna de um subordinado para outro.
• Porta-voz: o papel de porta-voz, envolve o inverso – a transmissão de informação de dentro para o meio ambiente da organização.
1.3 Papéis de decisão:
Os papéis de decisão envolvem a resolução de problemas e a tomada de decisões, relacionadas com novos empreendimentos, distúrbios, alocação de recursos e negociações com representantes de outras organizações.
Empreendedor: o administrador é iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização. São as mudanças desejadas pelo próprio administrador que pode incluir melhoramentos na organização e a identificação e aproveitamento de oportunidades de novos negócios, entre outras iniciativas.
• Controlador de distúrbios:
Os distúrbios, ao contrario das mudanças controladas, são aquelas situações que estão parcialmente fora do controle do administrador, tais como eventos imprevistos, as crises ou os conflitos. Para líder com estas situações, o administrador desempenha o papel de controlador de distúrbios.
• Administrador de recursos:
Segundo Mintzberger, a alocação de recursos é o coração do sistema de formulação de estratégias de uma organização. O papel de administrar recursos, que é inerente à autoridade formal, está presente em praticamente qualquer decisão que o gerente tome.
...