As Diferenças Entre Os Inventarios PEPS , UEPS E PMP
Casos: As Diferenças Entre Os Inventarios PEPS , UEPS E PMP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kassiakris • 24/8/2013 • 429 Palavras (2 Páginas) • 8.530 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho desenvolvido durante o primeiro semestre de 2013, no curso de Ciências Contábeis, com base nas seguintes disciplinas: Contabilidade Comercial, Contabilidade Tributaria e Contabilidade Empresarial.
O objetivo principal desta pesquisa é analisar e indicar o melhor método de inventário permanente de controle de estoque a ser utilizado na empresa Vasconcellos Centro Automotivo Ltda., O controle de estoque permite importantes ganhos, com eficiência, redução de falhas e custos, rapidez, confiabilidade.
Segundo Nagatsuka (2002), no inventario permanente as empresas mantem um controle constante dos seus estoques. Dessa forma, a utilização do inventário permanente possibilita que após cada operação a empresa tenha uma posição em termos monetários e físicos do seu estoque. Os métodos analisados serão o PEPS, UEPS E PMP:
PEPS, sigla de o Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai, também conhecido por FIFO, da expressão em inglês: first-in-first-out. À medida que ocorrem as vendas, vamos dando baixa das primeiras compras, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos primeiro as primeiras unidades compradas.
UEPS, sigla de Ultima que Entra é a Primeira que Sai, ou Li Fo, last-in-first-out. É exatamente o oposto da PEPS, à medida que ocorrem as vendas, vamos dando baixa nas ultimas compras realizadas, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos primeiro as ultimas unidades compradas. Esse método não é permitido pela Norma Brasileira de Contabilidade, ela somente é usada para controle interno do estoque.
PMP, sigla Preço Médio Ponderado, significa que o valor unitário será obtido pela soma saldo, somando as compras e dividindo o valor total, pela quantidade total do estoque, e isso é realizado a cada nova compra. È uma das formas mais usadas no controle de estoque.
Essa pesquisa também possibilitou uma ampla visualização de como efetuar e interpretar os relatórios contábeis e seus devidos lançamentos, demonstrações do resultado dos exercícios, balancete de verificação, alíquota a deduzir, balanço patrimonial, PCLD, dentre outros conceitos que iremos utilizar, pertencendo à atividade no perfil da organização.
O conceito deste trabalho é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa e, através de seus relatórios, desenvolver uma base para que a empresa tenha o conhecimento necessário para se fazer um trabalho consideravelmente correto e adequado, além de indicar o melhor método de controle de estoque. Segundo Batista (2013) uma empresa que não possui escrituração contábil é uma organização sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento. As informações geradas pela Contabilidade são úteis e de interesse de uma extensa gama de usuários, que podem ser internos (administradores em todos os níveis) ou externos (investidores, Fisco, instituições financeiras, etc.).
...