As Graduação em Fisioterapia
Por: xfenix • 9/11/2017 • Relatório de pesquisa • 308 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1]
Graduação em Fisioterapia
Discente: Priscila Cerqueira
Relatório
Salvador-BA
2017
O seminário sobre Doenças respiratórias e sua relação com á Atenção Básica em saúde, foi de extrema relevância para uma melhor compreensão sobre as Intenções do Sistema Único de Saúde ( SUS) e os direitos a saúde que a comunidade brasileira possui, destacando a capital Baiana e as doenças respiratórias mais presentes na região.
Com a apresentação foi possível compreender a importância do fisioterapeuta na Atenção Primaria e sua crescente participação na mesma. Antes presumido que era dispensável e completamente limitado a sua participação. Foi discernido que a suas funções estão diretamente ligadas à reabilitação, prevenção e manutenção da saúde, sendo de extrema importância na área respiratória, especialmente no Brasil que esta com índices e registros maiores das doenças. Imediatamente os métodos utilizados pelo profissional da fisioterapia serão uteis para uma melhora nas vias respiratórias, aumentando a independência e propensão respiratória e logo então melhorando a sua qualidade de vida.
Levando-se em consideração esses aspectos é indispensável à atuação do fisioterapeuta na atenção Básica em saúde, e sua contribuição para a equipe multidisciplinar, observando-se que a sua contribuição não se extingue apenas na reabilitação, mas sim na promoção e prevenção também. Com a adição do fisioterapeuta nas Unidades Básicas, diminuiria a sobrecarga nos hospitais tendo uma melhoria no atendimento para ambos.
Sendo indispensável na área de
respiratória, principalmente no Brasil que é um dos países com maiores
registros e índices de causas desta doença e a Bahia a região mais afetada.
Logo, as técnicas de fisioterapia respiratória são úteis para melhorar a função
pulmonar e assim o paciente afetado pela doença poderá aprender nas
Unidades Básicas de Saúde exercícios específicos para aprimoramento da
capacidade pulmonar, a fisioterapia respiratória atua no nível das limitações e
incapacidades, para aumentar a independência, a capacidade respiratória e,
consequentemente, a qualidade de vida.
Neste viés, é indispensável a atuação dos fisioterapeutas
...