As Habilidades Essenciais Dos Negociadores
Trabalho Escolar: As Habilidades Essenciais Dos Negociadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luisfeliphe • 3/6/2013 • 416 Palavras (2 Páginas) • 986 Visualizações
Etapa 3: As habilidades essenciais dos Negociadores
Habilidades essenciais
Para ter sucesso em uma negociação é necessário que o negociador seja uma pessoa eficiente e eficaz com objetivos a atingir, para isso todo bom negociador precisa desenvolver habilidades essenciais durante um processo de negociação.
As habilidades essenciais são:
- Concentrar nas ideias focando em pontos para a solução do conflito.
- Discutir as proposições seguindo o plano e cronograma.
- Proporcionar alternativas para outra parte buscando sempre novas oportunidades.
- Ter objetividade nos problemas sendo breve e respondendo um de cada vez.
- Apresentar propostas concretas levantando informações para saber quais são as propostas variáveis, tendo objetivo.
- Saber falar e ouvir.
- Colocar-se no lugar da outra parte, conhecendo o outro e suas necessidades.
- Ter consciência que se negocia o tempo todo obtendo melhorias contínuas.
- Saber interpretar o comportamento humano e as reações das pessoas.
- Evitar estruturar um relacionamento em função de um acordo, pois pode ser corrompido ou desfeito, podendo comprometer seriamente o relacionamento.
Papel do negociador neste processo
O negociador deve ser consensual, aberto ao diálogo e deve ser preservado o respeito mútuo. Deve ter como princípios: distinguir as pessoas do problema, manter o foco nos interesses, gerando possibilidades e usando critérios objetivos.
Pesquisar e conseguir o maior número de informações possíveis sobre a pessoa, a empresa ou o produto que vai negociar visitar ou entrevistar,
pois estamos na era da informação. Quem tem mais informação tem maiores chances de tomar decisões corretas. O negociador não pode ser ansioso. Os melhores negócios são feitos pelos negociadores mais cautelosos.
Utilize uma das maiores armas da negociação: a habilidade de perguntar e ouvir a resposta atentamente, o negociador sempre conseguirá colher informações que lhe ajudarão a tomar a decisão correta para concluir o negócio com sucesso.
Quem pergunta mais tem mais respostas e tem mais chances de saber como o outro se sente em relação ao assunto, portanto as perguntas determinam o fluxo da conversa, porém quem fala menos ganha mais, pois nunca teremos que explicar o que não falamos, ouça e repita o que a outra pessoa disse com as suas palavras para confirmar que realmente entendeu.
Entendendo a necessidade de atingir os resultados da negociação, percebe-se a exigência, em relação aos negociadores, de estabelecer objetivos, o mais importante envolve a preparação de si próprio, e o planejamento, com vista ao resultado a alcançar. Essa preparação e esse planejamento tornam-se fatores efetivos e contributivos do sucesso da ação de negociar, na medida da sua identificação como base de tudo o que se fizer no decorrer do processo da negociação.
...