As Históricas paisagens do rio Capibaribe
Por: TACIYSILVA • 13/5/2017 • Relatório de pesquisa • 742 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Departamento de Engenharia Civil
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Ecologia
Professora: Maria do Carmo Martins Sobral
Aluna: Taciane Rodrigues da Silva
RELATÓRIO DO PASSEIO BARCO ESCOLA
RECIFE, MAIO/2016
INTRODUÇÃO
Desde o inicio, as históricas paisagens do rio Capibaribe, inseridas na cidade do Recife, têm sofrido com a presença de impactos ambientais. Esses são devido aos aterros das suas várzeas e mangues visando à ampliação da terra firme, para atender a outros interesses. Diante desse cenário, o presente relatório visa abordar a importância do rio Capibaribe e sua transformação durante o tempo, conforme foi compreendido durante o passeio de catamarã realizado no dia 13 de maio.
O passeio de catamarã realizado no dia 13 de maio as oito horas, teve como ponto de encontro o marco zero da cidade do Recife, de onde a turma de engenharia civil da UFPE partiu para conhecer um pouco da historia do rio capibaibe.
O percurso abordou uma visita cultural pelo entorno dos principais prédios históricos do centro do Recife, como o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado, e pela antiga residência do conde da boa vista entre outros empreendimentos, passando ainda por seis pontes: Limoeiro, Princesa Isabel, Duarte Coelho, Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e Giratória, fazendo uma volta completa na ilha artificial do Recife. Durante o percuso a guia turistica foi explicando algumas curiosidades, como o significado do nome capibaribe que vem da língua tupi e significa “Rio das Capivaras” ou dos “porcos selvagens”, e suas bub-bacias ou bacias hidrográficas secundárias que são as dos rios Beberibe, Botafogo, Pirapama, Jaboatão e Igarassu, que deságuam diretamente no mar, e a oeste, ainda com a bacia hidrográfica do rio Ipojuca. Também enfatizou as transformações sofrida na paisagem da cidade do Recife durante o processo de urbanização, onde havia extensas áreas de manguezal, veem-se espaços construídos e habitados, com faixas estreitas de mangue, como consequencia dessa urbanização houve o estreitamento do leito do rio, por causa desses aterros também ocorreu a redução da vegetação nativa e da fauna do manguezal.
Durante o passeio pudemos observar o nivel de poluição em que se encontram as águas do capibaribe por conta do despejo de efluentes domésticos, industriais e resíduos de agrotóxicos. A qualidade das águas da bacia do rio Capibaribe apresenta-se comprometida ao longo de toda sua extensão, dentre os municípios que integram a bacia, cerca de 80% não têm esgotamento sanitário, e a população livra-se dos dejetos lançando-os no rio. Desse modo, o estuário do rio Capibaribe está bastante comprometido em razão da poluição a que é exposto. O rio Capibaribe tem uma grande importância historica, econômica e social para a população. Na sua formação e no seu crescimento, Recife contou com grande contribuição do rio Capibaribe, a importância do rio crescia pelo fato de atravessar a cidade de leste a oeste, “guiando os assentamentos”, o uso das águas era principalmente para o abastecimento público.
...