As Organizações
Artigos Científicos: As Organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aleksander • 26/9/2013 • 890 Palavras (4 Páginas) • 372 Visualizações
As Organizações
As organizações foram criadas para cuidar da estrutura organizacional de uma empresa, visando à diferenciação, os resultados, objetivos da mesma, tudo estrategicamente, a fim de atingir os públicos definidos pela empresa.
As Razões Fundamentais
As razões fundamentais, explicam a “existência” de uma empresa, sendo assim:
• Razões Sociais: estas razões focam a existência do trabalho em equipe em uma empresa mostrando que é um papel muito importante a ser desenvolvido, este tipo de atitude faz a diferença nos resultados desejados pela empresa. E a equipe trabalhando em conjunto, apresentando resultados para a empresa, apresenta também, resultado ao público, atendendo melhor a expectativa dos consumidores.
• Razões Materiais: estas razões tem o objetivo de aumento de habilidades, preparação da equipe para melhor entrosamento entre si, gerando os resultados positivos desejados; A compressão do tempo é essencial, saber organizar as tarefas em tempo hábil, sem prejudicar os objetivos; A acumulação do conhecimento e o efeito sinergístico, podem ser definidos como um trabalho em equipe, onde um absorve a experiência do outro, adquirindo novos conhecimentos, havendo a soma e a multiplicação de conhecimentos e experiências.
As organizações sociais são unidades implantadas na empresa a fim de estabelecer objetivos, sendo estruturadas e reestruturadas ao decorrer da evolução dos objetivos alcançados ou não.
Entretanto, na era industrial a enfase estava nos recursos (capital financeiro,mao-de-obra e no tamanho da organização), as decisões e resultados eram focados exclusivamente no acionista ou proprietário.
Com a chegada da era da informação ( 1990 ) ocorreu uma revolução tecnológica com o uso do computador e o acesso a internet facilitando a maneira de se fazer negócios. Na era da informação a ênfase esta na competência e na agilidade, os resultados agora são focados em um grupo que trabalha em um sistema visando a satisfação de toda uma sociedade(clientes, funcionários, fornecedores, etc...) em que a empresa faz parte. Sistema que também pode ser definido como um conjunto de elemento dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos. Esse sistema pode ser aplicado a diversos níveis de abordagem (no nível do individuo, do grupo, da organização, da sociedade, etc...) que são níveis utilizados pelas empresas para se organizar e alcançar os objetivos esperados, que se divide em 3:
• Nível institucional: É o nível administrativo mais elevado e aberto da organização pelo fato de interagir com o ambiente externo. É composto pela cúpula da organização.
• Nível intermediário: É o nível administrativo que serve de ligação entre o nível institucional e o operacional. É composto pelos gerentes do meio do campo.
• Nível operacional: É o nível mais baixo da organização e que cuida da execução das tarefas cotidianas. É composto pelos supervisores da primeira linha.
Toda empresa possui objetivos e para alcança-los tem que haver visão e missão organizacional que é a razão de ser do próprio negócio. Por que foi e para que foi criado, visando a definição do negócio e do cliente a fim de definir exatamente o que fazer (produto), como fazer (processo de fabricação) e pra quem fazer (mercado). Tendo a imagem que o empreendedor tem a respeito do futuro de seu negócio. Imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, do que ela pretende vir a ser. Muitas empresas colocam a visão como projeto de futuro do que elas gostariam de ser em um determinado período de tempo. A visão
...