As Regras Do Metodo Sociologico
Exames: As Regras Do Metodo Sociologico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eurice • 13/11/2014 • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 920 Visualizações
INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS_IAESB
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS-FASB
CARMECI SANTOS
EDINEIVA DA SILVA DO VALE
EMERSON DA SILVA LIMA
RESUMO INFORMATIVO ANÁLITICO DO LIVRO AS REGRAS DO METODO SOCIOLÓGICO DE ÉMILE DURKHEIN
Barreiras
2014
INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS_IAESB
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS-FASB
CARMECI SANTOS
EDINEIVA DA SILVA DO VALE
EMERSON DA SILVA LIMA
RESUMO INFORMATIVO ANÁLITICO DO LIVRO AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO DE ÉMILE DURKHEIN
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientifica Jurídica com o objetivo de obtenção de da nota parcial do segundo semestre sob a orientação do professora: Rosa Maria Furtado.
Barreiras
2014
RESUMO INFORMATIVO ANÁLITICO DO LIVRO AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO DE ÉMILE DURKHEIN
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico.3ed São Paulo:Editora Martins Fontes.2007.
Primeiramente, para entender Durkheim e suas obras, é preciso analisar a sua base na qual está a sua realidade, ou seja, o seu contexto. As principais obras de Durkheim estão entre os anos de 1880 e 1917. Portanto, suas obras estão concentradas na Belle Epoque, um período de relativa paz na Europa após vários processos revolucionários da França, no qual houve a sua busca de informação intelectual.
As Regras do Método Sociológico do autor Émile Durkheim tem como objetivo estender o racionalismo científico à conduta humana – para ele, é possível ser reduzida a relações de causa e efeito e que “uma operação não menos racional pode transformar a seguir em regras de atuação no futuro”.
Com essa obra, o autor procurou traçar a primeira metodologia unificada para o recém-fundado campo de investigação cientfico-sociologico. Seu primeiro passo então seria reconhecer que uma suposta ciência da sociedade deveria ir além dos preconceitos tradicionais, da opinião popular, “pois o objetivo de toda ciência é fazer descobertas, e toda descoberta desconcertando as opiniões aceitas e as formas de pensar mais costumeiras são na maior parte contrarias do que favorável ao estudo cientifico dos fenômenos sociais. Do desenvolvimento desta idéia surge uma das primeiras normas e percepções de seu método. Ele prevê casos até onde “o caráter normal de uma coisa e os sentimentos de aversão que ela inspira podem inclusive ser solidários.
O autor assume que este método é conservador, na medida em que “considera os fatos sociais como coisas cuja natureza não é modificável à vontade”, e com isso rebate possíveis críticas de pensadores mais exaltados, que buscam transformar o mundo com revoluções.
Durkheim diz que o individuo é fruto da sociedade, ou seja, suas idéias, concepções, valores e padrões são definidos pela sociedade. Isso é mais bem explicado no conceito de fato social, que é “toda maneira de fazer sentir, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior; ou ainda toda maneira de fazer que seja
...