As Taxonomias e Ontologias
Por: Amila • 15/2/2020 • Trabalho acadêmico • 252 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Comparadas as Taxonomias, as Ontologias são bem mais complexas, detalhadas, pois, além disso, associam, explicitam e caracterizam os conceitos.
Fora da Filosofia, vêm sendo cada vez mais discutidas e existem várias definições acerca do assunto, através embasamentos teóricos feitos por vários autores que valorizam a representação e a recuperação da informação.
Quanto à formatação dos Tesauros, por exemplo, as Ontologias vão além dessa organização como disseram Almeida e Bax (2003, p. 26) dominando um modelo, uma linguagem, uma descrição sobre determinado assunto baseando-se no domínio da pessoa ou grupo que criou o sistema como dito por SOWA (2000) e ainda, classificadas de acordo com suas funções como visto em Moraes e Ambrósio (2007).
Portanto, a pesquisa traz a importância que tem as Ontologias no campo da Ciência da Informação e em outras áreas, demonstrando a sua busca pela qualidade e a permissão de uma melhor e mais completa organização dos conteúdos das fontes, saindo das técnicas tradicionais.
Entende-se por fim, que o importante é ter clareza conceitual de acordo com o objetivo proposto, é descrever de forma específica, atribuindo sentido e significado ao conteúdo dos documentos de acordo com a necessidade e o contexto, permitindo assim agregar informações de valor atuando como uma excelente ferramenta para os usuários em busca da informação.
PARA REFLETIR com base em CURRÁS (2010 adaptado):
- Definição de conhecimento;
- Organização e representação do conhecimento;
- Como pensamos que formamos um pensamento científico?
- Diferenças entre organização do conhecimento e sistema de classificação.
- Ontologia e Tesauros são iguais?
- Em que se estrutura a Ontologia?
...