Princípios básicos da taxonomia
Tese: Princípios básicos da taxonomia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: desconsiamaral • 7/5/2014 • Tese • 1.565 Palavras (7 Páginas) • 521 Visualizações
Princípios básicos
Taxonomia
Seus princípios são pode ser atualmente ,construir policotomicas, ou seja onde um elemento e associado a tantas classes e subclasses quando necessária dentro de um domínio ou uma tarefa .
• Categorização, que fornece as bases para a apresentação sistemática
• Cânones, para o trabalho no plano das idéias (princípios para a construção das classes);
• Princípios, para a ordenação das Classes e de seus elementos
Nomenclatura
Nomenclatura binominal,Tem como principio um conjunto de normas que regulam a atribuição de nomes científicos as espécies de seres vivos. Nomenclatura estratigráfica, referente às unidades de tempo geológico e sua sucessão.
Nomenclatura química, uma forma sistemática de dar nomes aos compostos químicos
Nomenclatura estratigráfica, referente às unidades de tempo geológico e sua sucessão.
Classificação zoológica
Sua classificação na agricultura é na entomologia , onde a zoologia estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas,os animais e o meio ambiente. Esses estudos ajuda saber se o inseto é considerado praga, presa e se tem algum risco a agricultura e ajuda no combate.
Importância agronômica
Reino protista
Esse reino pertence a todos os reinos eucariontes, microscópicos e unicelulares. Pois nesse reino alguns protozoários são parasitas e causam doenças. Por exemplo, a doença de chagas. O parasita é Trypanosoma cruzi e seu transmissor é o barbeiro. Para um agrônomo isso é de suma importância, para saber o risco das doenças e qual o argente transmissor para a utilização do agrotóxico para o combate da doença.(Livro Biologia. Albino Fonseca)
Reino Animália
Esse reino pertence a todos os organismos eucariontes,multicelulares,heterotróficos que obtem seu alimento por ingestão de nutrientes do meio.
Esse reino é importância pois nesse reino o agrônomo sabe qual os hábito de cada espécie animal, e saber qual o cosumo de alimentos a serem consumidos papa maior produção do mesmo.(Livro Biologia. Sérgio Linhares)
Filo Nematoda
Os nematódeos são considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, com estimativa de constituírem até 80% de todos os metazoários com mais de 20.000 espécies já descritas, de um número estimado em mais de 1 milhão de espécies atuais, que incluem muitas formas parasitas de plantas e animais. São como vermes em forma de fio. Esse filo por causar grande numero de doenças é de suma importância saber como se desenvolve e como combater pois age como parasitas nas plantas e animais diminuindo seu rendimento para o mercado.(Livro Biologia. Sérgio Linhares)
Filo Annelida
O Filo Annelida reúne os animais com estrutura corporal cilíndrica e segmentada, com evidentes anéis externos, também subdivididos internamente. Nesse filo seu representando é a minhoca (oligoqueta) de grande importância para a agronomia pois esses animais são responsáveis pela cavação dos pequenos tuneis subterrâneos onde facilita a passagem de oxigênio para as plantas,aumentando a produção. (Livro Biologia. Albino Fonseca)
Filo Arthropoda
O filo Arthropoda é o mais numerosos da Terra atual. Contém cerca de 1.000.000 de espécies conhecidas, o que é pelo menos quatro vezes o total de todos os outros grupos de animais reunidos. Além disso, possuem boa adaptação a diferentes ambientes; vantagens em competição com outras espécies; excepcional capacidade reprodutora; eficiência na execução de suas funções; resistência a substâncias tóxicas e perfeita organização social, caso das abelhas, formigas e cupins. Saber como esses insetos se desenvolve serve para a produção de inúmeras coisas como o caso do mel nas abelhas. Por outra lado para combater pragas na lavoura, como lagarta e borboletas. (Livro Biologia. Sérgio Linhares)
Classe Arachnida
A classe Arachnida inclui as aranhas, os escorpiões, os ácaros e os carrapatos. Apesar de existir grande diversidade de formas entre os aracnídios, eles apresentam muitas características em comum.O corpo é geralmente dividido em cefalotórax e abdome, que, nos aracnídeos, pode também receber os nomes de prossomo e opistossomo, respectivamente. Nos escorpiões, o abdome encontra-se diferenciado em pré-abdome, mais alargado, e pós-abdome alongado e muitas vezes chamado de cauda. Nos ácaros, não se percebe a divisão entre cefalotórax e abdome, que formam uma estrutura única. Nesse reino possui classe que serve de predadoras das pragas e outras como os ácaros serve como transmissor de doenças por exemplo a sarna. É uma classe importante para agrônomos,pois serve como predadores de pragas por serem carnívoros e saber a combater os ácaros que transmiti por exemplo a sarna. (So Biologia.com)
Ordem Aranea
As aranhas são artrópodes pertencentes à Classe Arachnida, a mesma dos escorpiões, apresentando corpo dividido em cefalotórax e abdome, com quatro pares de pernas, apêndices, quelíceras e fiandeiras. Logo, não são insetos, já que não pertencem à Ordem Insecta. Serve como polinizadores e predadores naturais. (So Biologia.com)
Ordem Acarina
Acarina, também frequentemente designada por Acari, uma subclasse de artrópodes da classe Arachnida que inclui a generalidade das espécies que recebem o nome comum de ácaros e carrapatos. O grupo tem natureza cosmopolita, estando representado na generalidade doshabitats e zonas climáticas. Essa classe é bom adquirir conhecimento para o combate do tal, pois carrapatos e sarnas diminui a produção do rebanho. (Livro Biologia. Sérgio Linhares)
Classe Diplopoda
Spirobolus sp. É um dos representantes mais comuns, vivem em lugares úmidos e escuros, embaixo de folhas, pedras, pedaços de madeira, etc; alimentando-se de matéria orgânica morta das centopéias, no entanto apresentam glândulas repugnatórias que lançam um líquido contendo cianeto e iodo para repelir inimigos. Para Agrônomo serve como estudo para saber
...