TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As regras de conversação

Artigo: As regras de conversação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Artigo  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

A introdução da conversa se dá, quase sempre, da mesma forma: Está “afim” de teclar?

A maneira adequada seria: Está A FIM de teclar? Estar A FIM de algo é interessar-se por esse algo. Estar A FIM de uma conversa é, logo, estar interessado por ela.

A palavra afim indica afinidade: Meu estabelecimento atende a roqueiros, punks e AFINS (pessoas que têm afinidade com os freqüentadores).

Em que situações se utiliza a fim e afim?

Para distinguir entre a fim e afim, é necessário compreender que se trata de duas expressões homófonas (isto é, que se pronunciam da mesma maneira, mas têm grafias e significados distintos) que correspondem a duas construções diferentes.

A expressão a fim usa-se na locução prepositiva a fim de, para indicar uma finalidade ou um objectivo, sendo equivalente a para

.

Usa-se ainda a locução estar a fim de, com o significado de "ter vontade ou desejo de algo".

O adjetivo afim usa-se com o significado de "que tem semelhanças ou afinidades com algo ou alguém" e é flexionável (ex.trataram o assunto em agenda e um outro afim deste; não tinham interesses afins).

Agradecimento

Quando o conheci, não pensei que iria durar muito tempo. Achei que era só mais uma ficada e um “tchauzinho” no final. Mas foi muito além do que eu esperava, do que nós esperávamos, se é que você esperava alguma coisa. Até esse dia, todos os garotos do universo, eram iguais pra mim, só mudavam de endereço. Agora vejo que excessões existem, e você é uma delas. Você trouxe o colorido, o brilho dos meus olhos, meu sorriso sem graça, minhas bochechas avermelhadas, e aquelas borboletinhas no estomago. Coisas que eu achei, que nunca sentiria por outra pessoa, a não ser por aquele idiota que só me fazia sofrer. Enquanto eu olho nos teus olhos, você coloca a mão na minha bochecha, e logo depois coloca minha franja que sempre cai no olho, atrás da orelha. Você é o único que olha diretamente nos meus olhos, e eu admiro isso em você. Já disse o quanto eu fico desconcertada quando você me chama de ‘princesinha’? Já disse que fico sem graça quando você fica olhando pra mim, e eu não sei o que fazer e acabo rindo? Já disse que você é perfeito? Se não, to dizendo agora. Obrigada por fazer de mim, uma princesa de conto de fadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com