Aspecto cognito
Por: kantes789 • 9/4/2015 • Tese • 1.375 Palavras (6 Páginas) • 246 Visualizações
ASPECTO COGNITIVO
FUNÇÃO SIMBÓLICA
- E na representação de um significado qualquer, isto é, um objeto um acontecimento ou um esquema motor, por meio de um significante diferenciado e especifico para esse fim.
- A função semiótica implica a diferenciação entre significantes e significados que ocorre a partir do período pré-operatório ou intuitivo.
- A função semiótica ou capacidade de representação se manifesta através de comportamento que implicam a evocação representativa de um objeto ausente ou um acontecimento passado através de significantes diferenciados. A imitação na ausência do modelo ou imitação representativa, o jogo simbólico, o desenho, ou expressão gráfica, a imagem mental e a linguagem são formas de representação que permite a comunicação com os outros e a possibilidade de reconstruir as ações passadas e antecipar as noções futuras, onde permite a socialização e determina consequentemente a inserção da criança no mundo social.
- IMITAÇÃO:
Gesto que representam objetos ou pessoas na sua presença ou ausência, A imitação é uma espécie de representação em gesto materiais e não em pensamento.
Piaget constatou que de dois a sete anos a imitação amplia-se e generaliza-se de uma forma espontânea, devido o egocentrismo que caracteriza a inteligência representativa e é uma fase quase sempre inconsciente. E a partir dos 7- 8 anos a imitação torna-se refletida. A imitação é um prolongado da inteligência no sentido de uma diferenciação dos esquemas em função de novos modelos.
Ex: nesse período a criança imita um avião compreende o seu significado e só se interessa por isso porque o modelo a ser imitado pode ser assimilado aos seus próprios esquemas suscitado uma acomodação imitativo por partes destes.
Um adulto que detém autoridade ou uma criança mais velha que é admirada constituem modelos que serão imitados. Ao mesmo passo que uma criança da mesma idade e, principalmente, as mais novas, não constituem, em geral, modelos para imitação. O professor teve ser sempre presente que o seu comportamento serve de modelo para a imitação, pois a criança pequena tende a imitar os modelos que valoriza. A imitação é um comportamento infantil natural que precisa ser estimulado através das atividades curriculares da educação infantil. Se o professor quiser que suas crianças adquiram bons hábitos, o seu próprio comportamento deve servir de modelo para isso. È preciso planejar atividades que favoreçam a cooperação entre as crianças, através de jogos de grupo. Tais jogos e atividades são indispensáveis para que elas tenham oportunidade confrontar de confrontar o seu ponto de vista com o dos seus colegas. As atividades cooperativas favorecem a passagem do pensamento egocêntrico para o pensamento operatório e, consequentemente, a passagem da imitação involuntária para a imitação refletida.
- Objetivo geral
Desenvolvimento da função semiótica.
- Objetivo especifico
Ampliação e generalização da imitação representativa.
- Sugestão de atividades
- jogo O que é? O que é?
Dentro de um saquinho são colocados vários figuras de objetos, um criança de cada vez pega uma figura e imita o objeto nela representado,as outras procuram adivinhar o que é. Imitar movimentos e ruídos de utensílio doméstico: panelas de pressão, liquidificador, batedeira, aspirador de pó.
- Jogo simbólico
O jogo simbólico ou brincando de faz- de- conta é outra das manifestações da função semiótica ao brincar de faz- de- conta a criança representa o papeis transformando- se em papai, mamãe, filhinho, professor, cachorro, etc...
nteressa pelos desenhos que ela faz.
- Objetivo geral:
Desenvolvimento da função semiótica
Objetivo especifico: E nas atividades lúdicas ela também usa um objeto para representar qualquer coisa que imagina e, não raro, converso e brinca com o amigo imaginário, uma caixa de papelão é transformado em carro, em que elas e seus amigos irão fazer longos passeios. As pedras serão os bolinhos que comerão durante as viagem.Obrigada a adaptar-se constantemente, ao mundo social dos adultos e a um mundo físico que quase não compreende,a criança pré escolar encontra no jogo simbólico uma maneira de satisfazer suas necessidades intelectuais e afetivas.
O jogo simbólico tem como componente a imitação que funciona como um significado que, neste caso, é um símbolo que permite a criança se expressar.Na criança de 2 a 6-7 anos o jogo simbólico é uma atividade espontânea onde seu próprio corpo ou os objetos são usados como símbolos para representar pessoas, animais ou outros objetos. Jogo simbólico é portanto, uma forma de expressão totalmente espontânea da criança permite viver diferentes papeis ao dramatizar suas experiências. È importante ressaltar que só a brincadeira de faz- de- conta que a criança realiza espontaneamente constitui o jogo simbólico, as outras formas de dramatização exigem planejamento.Sendo uma atividade espontânea é quase impossível sugerir atividade em que esta forma de expressão se manifesta.
- Objetivo geral
Desenvolvimento da função semiótica
- Objetivo Especifico
Desenvolver a capacidade de representação e expressão por meio do jogo simbólico.
- Sugestões de atividades
Brincadeiras de faz de conta, representando sua vivencia, normalmente essa brincadeira surgem sozinha, mas o professor pode propô-la sempre a titulo de sugestão.
- O desenho:
O desenho é uma forma de função semiótica que se inscreve entre o jogo simbólico e a imagem mental, visto que representa um esforço de imitação do real. De inicio, o desenho não possui um componente imitativo e aproxima-se de um jogo de exercício: são os rabisco ou garatuja que a criança de 2 anos e meio faz, quando tem um lápis na mão.depois dessa idade ela reconhece algumas formas de rabisco.ainda que não se assemelha com alguns tipos de imagem e o rabisco a intenção de reproduzir graficamente um modelo.
...