Aspectos cerebrais e neuropsicológicos das emoções
Resenha: Aspectos cerebrais e neuropsicológicos das emoções. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eslania • 14/8/2013 • Resenha • 338 Palavras (2 Páginas) • 465 Visualizações
PÓS GRADUAÇÃO em Psicopedagogia clinica e institucional
POLO: Granja- CE
PROFESSOR: Abrão Milfont
DISCIPLINA: psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais
ASSUNTO: Aspectos cerebrais e neuropsicológicos das emoções
RESUMO
Em 1937 Papez (1995) propôs uma base cerebral para as emoções. Segundo ele, as estruturas e o circuito cerebral das emoções incluiriam estruturas na fase medial dos lobos temporais e frontais. Tais estruturas seriam basicamente o hipocampo o fórnice, os corpos maculares eo giro cingulado no lobo frontal. Todos interligados formando os impulsos semânticos, dando os sinais visuais auditivos, Alfativos etc. O hipocampo teria um importante papel na expressão emocional, e o giro cingulado (no lobo frontal) seria uma região receptora da experiência emocional.
Com uma idéia parecida com essa Macleam (1990), propôs já em 1952, o sistema libico das emoções no qual o hipotálamo é visto como elemento fundamental na expressão psicofisiologica das emoções. E o córtex cerebral seria a instancia que codifica, decodifica e recodifica.
Constantemente as experiências afetivas atribuindo significados no sentido de ser humano, acompanhando as dimensões psicológicas e os valores humanos.
O sistema libico seria o sistema central na interpretação das emoçoes. Algumas estruturas cerebrais têm sido estudadas de forma mais detalhada tais como:
1. A amígdalas: estrutura situada na região temporal medial, tem grande importância nas reações modulares pela amígdalas relaciona-se a estímulos mais complexos, ligados a linguagem e aos símbolos lingüísticos, provindo de regiões corticais temporais.
2. Córtex orbita frontal: ligado as emoções, relacionando assim como por odores e sabores agradáveis, também esta relacionado a respostas emocionais e aprendizado rápido.
3. Circuito septo hipocampal: aplicado nas experiências emocionais.
4. A porção medial do lobo frontal. Componente relevante no circuito das emoçoes. Tem importância para amígdala e as zonas de mesencéfalo e parte do sistema modulador cardiovascular e de respostas do paminergicas de AGTH/ conticosterona a estímulos aversivos.
5. Lobo parietal direito: pacientes com lesões nesta área apresentam abnóxia do dimidio esquerdo com huminatençao visual. A esquerda respondem com indiferença quando são constatados seus déficits ( amosognosia) e podem apresentar também humor expansivo, alegre , em contraposição ao humor triste e apático dos pacientes com lesões nas áreas frontais anteriores esquerdos.
...