Assesoria E Consultoria Em Serviço Social
Dissertações: Assesoria E Consultoria Em Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leovaldo • 16/10/2014 • 1.651 Palavras (7 Páginas) • 971 Visualizações
ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL
PORTFÓLIO REFLEXIVO
RIO GRANDE – RS
NOVEMBRO/2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO DE RIO GRANDE
SERVIÇO SOCIAL
ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL
PORTFÓLIO REFLEXIVO
IVANIA SILVEIRA RA: 2039964029
LYNNIE ALMEIDA RA: 3345569012
LUCIELLEN COELHO RA: 2065122374
MARLI CALDEIRÃO RA: 2071130630
TAIANA FONSECA RA: 2071130181
Portfólio acadêmico apresentado a Universidade Anhanguera Uniderp, do curso de Serviço Social, turma G-10, como requisito para aprovação na disciplina de Assessoria e Consultoria em Serviço Social.
RIO GRANDE – RS
NOVEMBRO/2013
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO..................................................................................................................
1.ASSESSORIA: Definição do termo.....................................................................................
2. OBJETIVO GERAL............................................................................................................
Apresentação:
Ao ingressarmos no curso de Serviço Social, no ano de 2010, tínhamos o objetivo claro de concluirmos o curso em 2013 e nos tornarmosprofissionais com competência para atuar nos diversos segmentos da área.
Durante esses quatro anos tivemos diversos tutores presenciais, todos com seu potencial e que de diferentes formas nos deram sua contribuição para nosso aprendizado, colocando claramente aos alunos que teríamos um desafio a cumprir, já que os conteúdos requerem muito tempo de dedicação e disciplina para executar os trabalhos que seriam apresentados em todos os semestres. Assim foi feito e estamos prestes a nos formar, apresentamos agora o portfólio para a disciplina de Assessoria e Consultoria, como foi solicitado na ATPS, cientes de que nosso crescimento como acadêmicos foi estimulado e acompanhado por todos os nossos professores e orientadores.
1. ASSESSORIA: Definição do termo.
Assessoria. Do dicionário: ato ou efeito de assessorar. Órgão ou conjunto de pessoas que assessora um chefe.
O Assistente Social, profissional graduado na área e com devido registro no CRESS, é a pessoa ideal para prestar atendimento como assessor, traz isso como prerrogativa de seu trabalho devido ao seu conhecimento técnico e cientifico, apesar de isso ainda ser muito recente na prática do Serviço Social.
2. Objetivo Geral:
Compreender e conceituar a assessoria e consultoria como um novo espaço de trabalho para o assistente social.
3. Assessoria no contexto do Serviço Social:
Em um regime de governo capitalista em que vivemos, onde se valoriza mais o “ter” do que o “ser”, a assessoria está cada vez maissendo requisitada e não somente na administração como também em várias outras áreas.
A assessoria e consultoria surgiram em uma época bem difícil que o país atravessava que é a ditadura (período de 1968 a 1985), onde a população teve seus direitos cerceados, mas isso tudo nos serviu de reflexão para a prática profissional. A importância de se tratar esse tema é propiciar aos profissionais de Serviço Social um melhor conhecimento desse espaço, já que todo o material teórico que dispomos ainda é muito escasso.
Para ser um profissional competente em sua atuação, o assistente social deve agir com ética, bom senso, coerência, ter atitude e também levar o Código de Ética como sua “bíblia”, seu amparo profissional e jurídico, devendo segui-lo na íntegra, e também a Lei 8.662/93 que é a lei que regulamenta a profissão e a criação dos Conselhos Federais e Estaduais de Serviço Social (CFESS e CRESS).
O assistente social deve estar sempre em constante atualização, para não correr o risco de se tornar um mero executor de tarefas, ele deve ser também um profissional propositivo e criativo, aberto ao diálogo, saber trabalhar em equipe. Deve conhecer a fundo a realidade do local onde está atuando, atualizar-se sempre sobre as leis, já que estão em constante alteração. A graduação desse profissional deve ser vista como um alicerce, uma base sólida para que a partir daí ele possa interagir e buscar a melhor maneira de orientar as pessoas na busca de seus direitos sociais.
Segundo nos diz Marilda Iamamoto:
“Umdos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes do cotidiano. Enfim ser um profissional propositivo e não só executivo.” (Iamamoto, 2001, p.20)
É necessário que se saiba diferenciar assessoria de consultoria. Consultor é aquela pessoa que tem responsabilidades e consequentemente deve conhecer o assunto profundamente. Ele dá pareceres e trata de assuntos que são específicos de sua área de conhecimento, através de diagnósticos e processos que identificam problemas e propõe soluções.
Assessor é aquele que presta um auxílio, um suporte ao administrador/diretor; é ele quem mostra o caminho a ser seguido, proporcionando a quem contrata uma visão de fora, externa, onde não há envolvimento, há uma imparcialidade e com isso ele consegue ter uma visão mais clara da situação.
Ambos demandam espaços e tempos pré-determinados, ou seja, tem período para começar, analisar e finalizar o trabalho. Cada
...