Ativida Estruturada Análise Estatística Parte 1
Pesquisas Acadêmicas: Ativida Estruturada Análise Estatística Parte 1. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliana.chully • 22/11/2014 • 4.668 Palavras (19 Páginas) • 429 Visualizações
1) Defina o que é administração?
Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as consequências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. Os princípios para administrar algo são: Planejamento, organização, direção e controle. Tendo como principais funções administrativas:
- fixar objetivos;
- analisar, conhecer os problemas;
- solucionar os problemas;
- organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos;
- liderar, comunicando, dirigindo e motivando as pessoas;
- negociar;
- tomar decisões;
- controlar, mensurando e avaliando.
2) Qual é a origem do termo estatística?
A origem do termo estatística vem do latim e teve o significado de “ciência dos negócios de Estado” por muito tempo.
Só após a Idade Média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações e, também, acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações batizados, casamentos e funerais.
Entre os séculos XVI e XVIII, as nações com aspirações mercantilistas começaram a buscar o poder econômico como forma política: por sua vez, os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variações econômicas, tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos, como também de doenças e informações sobre seus concorrentes e inimigos.
3) Por que a estatística é importante?
A estatística é responsável pelo desenvolvimento científico em geral. Para além da sua aplicabilidade nas ciências naturais, na medicina, na agronomia e na economia, a estatística constitui um suporte de cientificidade para as ciências humanas e sociais. É assim que a ciência como a sociologia, a psicologia, a história e a pedagogia tem beneficiado de consideráveis desenvolvimentos e de aumento de credibilidade pública com a sua utilização.
Assim a importância da estatística pode ser vista através da sua utilização ao nível do Estado, e de organizações sociais e profissionais, do cidadão comum e ao nível científico.
4) Diferencie população e amostra?
População é um grupo de interesse que se deseja descrever ou acerca do qual se deseja tirar conclusões. Podendo tratar-se de pessoas, animais, plantas, qualquer elementos que tenham pelos menos uma característica em comum. Amostra é um subconjunto de uma população ou universo. A amostra deve ser escolhida de forma aleatória de modo que todos os elementos tenham a mesma chance de serem selecionados, pois é fundamental para que não haja a distorção dos dados que a amostrar represente bem a população.
5) Por que é mais barato coletar dados através de amostras?
Quando estudamos uma amostra, é coletado apenas parte dos elementos de uma população, tornando o custo menor do que através do censo, no qual estudamos cada elemento da população.
6) Elabore um exemplo de população e de amostra (com aplicação na administração).
Um auditor que verifica os livros fiscais de uma empresa para verificar se os lançamentos foram realizados de forma correta e refletem fielmente a situação da empresa. O auditor não verificará todos os documentos, ele escolherá alguns documentos aleatoriamente e então poderá tirar suas conclusões a respeita de toda a população.
7) Quais são os requisitos de uma amostra?
A amostragem deve obedecer a dois requisitos, é necessária a distribuição uniforme das coletas ao longo do período e a representatividade dos pontos de coleta no sistema de distribuição, combinando critérios de abrangência espacial e pontos estratégicos.
8) Como as amostras podem ser classificadas quanto ao seu número de constituintes?
As amostras podem ser classificadas em infinitamente fina, para a qual a intensidade da linha característica do elemento i é função somente de sua concentração, podendo-se desprezar o efeito de absorção;
Infinitamente espessa, para a qual a intensidade da linha depende não somente de sua concentração, mas também da concentração de todos os elementos que a compõem, devendo-se considerar o efeito de absorção, e intermediária, situando-se entre as duas categorias anteriores.
9) Cite quais são as áreas da estatística?
Pode-se dividir a estatística em três grandes áreas, embora não se trate de ramos isolados: Estatística descritiva e amostragem, estatística inferencial e a probabilística.
10) Explique cada uma das áreas da estatística?
Estatística descritiva e amostragem é a área da estatística que coleta, organiza, apresenta, analisa e sintetiza os dados numéricos de uma população, ou amostra; a estatística inferencial é o processo que se obtém as informações sobre uma população a partir de resultados observados na amostra e a probabilística que explica através de modelos matemáticos os fenômenos estudados pela estatística em condições normais de experimentação.
11) Por que a pesquisa mercadológica é importante para uma organização?
É da pesquisa mercadológica que as empresas com o devido cuidado avaliam suas oportunidades e decidem qual o mercado mais favorável, também é através desta que se pode determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Se a empresa faz essa pesquisa ela tem mais competitividade.
12) Por que uma amostra deve ser representativa da população?
A representatividade da amostra dependerá do seu tamanho e da forma como é coletada, é importante que os elementos estudados
...