Atividade Avaliativa – DESAFIO PROFISSIONAL
Por: laianesantos • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.423 Palavras (10 Páginas) • 452 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior em Tecnologia Logística
Atividade Avaliativa – DESAFIO PROFISSIONAL
Prof. EAD Ademir Cavalheiro L./ Pedro Hiane
Mariana de Alcantara Rodrigues - 9615488615
Mailuce Sousa Magalhães – 9615487934
Laiane Santos Bispo – 8518905758
Milena Simone Cândido - 9515381107
Diego Rafael Teixeira de Souza – 8825819924
Jundiaí / SP
2014
ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO PROFISSIONAL
Prof. EAD Ademir Cavalheiro L./ Pedro Hiane
Professor tutor presencial Fernando Gasparato
Professor tutor à distância:
Atividade Avaliativa: Desafio Profissional apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação do Desafio Profissional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Jundiaí /SP
2014
INTRODUÇÃO
Constitui-se como objetivo do trabalho apresentado abaixo, um programa de treinamentos e desenvolvimento para todos os níveis hierárquicos que compõem a empresa Hortedan Hipermercados, que passava por uma serie de deficiências na sua escala tanto gerencial quanto operacional, onde não conseguiam retomar o controle das operações para que fosse possível alcançar os objetivos empresariais.
Para esse programa foi adotado métodos de treinamento para especialização, e também a implantação de diversos programas tanto para desenvolver quanto para motivar, a fim de construir uma equipe de alto desempenho com o intuito de alcançar todos os objetivos da empresa.
Definição de estrutura
Considerando a estrutura já existente que se mostrava ineficaz, não sabendo organizar e identificar erros críticos dos colaboradores foi adotado modificações de primeiro nível na tentativa de usar o recurso humano já existente para melhorar as operações.
Primeiro passo adotado foi integração de alguns setores para diminuir a quantidade de gerentes, tentando com isso em primeiro momento mudar a forma de gerenciamento transformando em mais analítico do que operacional, com isso mudando a forma de trabalho da gerencia para dar exemplo a todos os funcionários do operacional.
Modificações nas áreas operacionais:
Levando em conta a grande quantidade de colaboradores em cada setor, o primeiro passo foi agregar alguns setores com o mesmo gerente tentando com isso aperfeiçoar o serviço, separamos a gerencia de varejo de alimentos desta forma:
- Mercearia e secos e molhados – 1 gerente
- Hortifrutícola e padaria – 1 gerente
- Açougue e peixaria – 1 gerente
Em reunião com os gerentes do setor varejo de alimento foi levantado pontos críticos dos setores e analisando que em alguns havia um excedente de colaboradores, foi remodelado os setores ficando da seguinte forma:
- Mercearia e secos e molhados - 30 colaboradores;
- Hortifrutícola - 13 colaboradores;
- Padaria - 20 colaboradores;
- Açougue - 20 colaboradores,
- Peixaria – 15 colaboradores.
Com essas mudanças foi reduzido de 105 (cento e cinco) colaboradores para 98 (noventa e oito), tendo como critério analisar quais colaboradores se mostravam menos eficientes em suas funções.
Eletrodomésticos e eletrônicos
Em reunião com o gerente do setor criamos um plano de ação com levantamento de mercado sobre quais os produtos melhor aceitos pelos consumidores criando a linha A, para produtos de maior valor e a B de produtos com valor mais acessível, e criamos um novo layout para o setor.
Segue abaixo o organograma onde mostra a nova estrutura organizacional da empresa.
[pic 2]
Atribuímos um sistema integrado onde vai facilitar a comunicação, ele foi desenvolvido para auxiliar todos os setores tais como: compras, vendas, estoque, qualidade e produção em inúmeros fatores que podem ser gerados dentro da empresa.
Com esse sistema facilita o rastreamento de algum erro como “um produto danificado” sabendo se veio do fornecedor ou foi dentro do estoque, o principal dessa ferramenta é que agregar todos os interesses em um local, nisso facilitando a comunicação e o controle dos produtos e funcionários. Podendo manter os registros de toda movimentação da empresa por data, solicitações ou orçamentos formando assim um conhecimento de tudo que passa por ela desde a entrada até a saída.
Ele é formado por alimentação de campos (planilhas) na entrada e saída de produtos respeitando sempre sua origem, local e necessidade de compra e de saída.
O estoque deve ser formado por um seguimento como validade “ FIFO e LIFO” e com o cálculo de demanda que informa o quanto é procurado o produto e nisso pode se fazer um estoque sobre essas informações e sempre tendo controle com a data de validade.
O sistema é alimentado no formato de uma pirâmide onde permanece no topo o presidente, ele tem acesso a todas as informações abaixo podendo ver se há algum erro e corrigi-lo, após o presidente vem à diretoria que tem acesso as informações abaixo dele podendo controlar o estoque nisso comprando conforme a necessidade e fazendo o estoque com produtos mais vendidos, e tendo o controle de validade, pois quando é abastecido o estoque são colocados todos os dados do produto.
...