Atividade Fisica para População Especial
Por: Rodrigo151098 • 3/9/2016 • Trabalho acadêmico • 516 Palavras (3 Páginas) • 326 Visualizações
1) Descreva as diferenças entre as duas formas de atendimentos, equalitário e igualitário e, dê um exemplo de cada um deles.
O atendimento equalitário, tem a finalidade de atender, com o máximo de qualidade possível, aos interesses, as capacidades e às limitações particulares e coletivas de todas as pessoas atendidas no ambiente comum. Entendo que o atendimento equalitário, procura envolver todas as pessoas num mesmo ambiente e sob os mesmos conteúdos, porém, levando-se em conta sua particularidade e sua individualidade específica. Como exemplo podemos citar o atendimento nos caixas eletrônicos do banco, no qual, as pessoas comuns executam seus procedimentos usufruindo os mesmos benefícios e facilidade, da mesma forma das pessoas com algum tipo de deficiência, pois nesse tipo de caixas são oferecidos diversos tipos de serviços para atender cadeirantes, deficiente auditivo e visual.
Já no atendimento igualitário, apresenta-se com a mesma metodologia, não considerando as características individuais. Porém, apesar deste atendimento oferecer o mesmo conteúdo de aprendizagem, não leva em conta os fatores individuais de cada pessoa e como estes absorvem os conteúdos. Deixando a desejar um atendimento de qualidade. No exemplo deste atendimento podemos citar os cinemas, onde os serviços são oferecidos ao público em geral. Porém o que observamos é que nas salas, ainda que permitem o acesso de cadeirante, deixam a desejar as pessoas com outro tipo de deficiência.
2) Descreva as diferenças entre as duas formas de desenvolvimento, típico e atípico e dê um exemplo de cada um deles.
Entendemos que indivíduos com desenvolvimento atípico podem ter deficitis comportamentais na área social, por apresentarem uma ou mais características, em termos motores, sensoriais, intelectuais ou sociais, se diferenciando do desenvolvimento humano da maioria da população em que vive, ou seja, difere do desenvolvimento típico/comum. Deve-se ainda usar esse termo em substituição ao termo “pessoas com necessidades especiais”.(Caderno de Conteúdo Unidade 1 – Claretiano 2016). Por exemplo: Na hora do recreio a professora de educação física, reuni a turma (atípico e típicos) na quadra e explica a brincadeira que vai dar: pega-pega, coelhinho sai da toca, e atirei o pau no gato diferente. As crianças fazem uma rodinha e é escolhido um gato que fica no meio d roda, as crianças cantam a música “atirei o pau no gato, mais o gato, não morreureureu...” e quando falam miau, o gato tem que pegar uma das crianças. Nessa atividade, constatou-se que não ocorria nenhuma sequência de interação entre os alunos atípicos. Ficou claro que, em muitos momentos, eles mesmos se isolam e evitam estabelecer contatos com os outros. Mas a situação é mais complexa, porque não é apenas por conta de seu comportamento que as interações são escassas, uma vez que os outros alunos também não buscam contato com eles.
Porém indivíduos com desenvolvimento típico, apresentam desenvolvimento humano mais próximo às características comuns da maioria da população ao que se referem aos aspectos motores, sensoriais, intelectuais e sociais. (Caderno de Conteúdo Unidade 1 – Claretiano 2016). Como exemplo temos: pessoas que nascem com todos os sentidos, como o seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional
...