Atividade Interdiciplinar Individual
Monografias: Atividade Interdiciplinar Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bella • 10/3/2015 • 2.110 Palavras (9 Páginas) • 314 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 4
3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 5
4 DIREITO EMPRESARIAL 8
5 ESTATÍSTICA 12
6 CONTABILIDADE DE CUSTOS 13
7 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….16
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho mostra as dificuldades para a abertura e principalmente a manutenção de uma empresa. Não basta apenas conhecimento teórico, pois muitas vezes a prática nos revela dificuldades que teoricamente não foram aprendidas.
O trabalho aborda a abertura de uma empresa de Transportes Rodoviários, onde na inauguração da mesma seu dono não tinha nenhuma especialização na área, somente conhecimentos práticos do serviço. Os temas aqui abordados como a Psicologia Organizacional, o Direito Empresarial, a Estatística e a Contabilidade de Custos agregaram para o conhecimento e desenvolvimento das áreas de uma organização.
2 caracterização da empresa
A empresa de transportes foi fundada no ano de 1998, com uma pequena quantidade de funcionários. O primeiro estabelecimento tratava-se de um pequeno depósito alugado, com pouca infraestrutura e pequenos recursos disponíveis.
O Sr. Moacir Melcheque possui apenas ensino médio. Seu longo histórico no ramo de transportes, resultou em uma ampla experiência para a abertura de seu próprio negócio.
2.1 Ramo de atividade da empresa: O ramo de atividade da empresa concentra-se na prestação de serviços de transportes de mercadoria.
2.2 produtos e ou serviços: A empresa trabalha para transportar mercadorias adquiridas pelos seus clientes em outras cidades/estados e entregá-las nas suas respectivas lojas e estabelecimentos.
2.3 TIPO DA EMPRESA: A empresa de transportes encaixa-se como empresa privada com fins lucrativos.
2.4 Qual é o porte da empresa: A empresa classifica-se como Empresa de Pequeno Porte, pois conforme dispõe o artigo 3º da Lei Complementar 123/06 consideram-se microempresas ou empresas de pequeno porte a sociedade empresária, a sociedade simples e o empresário a que se refere o art. 966 do Código Civil, devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, desde que:
II – no caso das empresas de Pequeno Phorte, o empresário, a pessoa jurídica, ou a ela equiparada, aufira, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais).
3 psicologia organizacional
3.1 motivação para a criação da empresa
Após trabalhar aproximadamente dez anos como funcionário de uma empresa de transportes no cargo de gerente de depósito, o entrevistado deparou-se com a falência da empregadora. Percebeu então uma grande oportunidade de abrir seu próprio negócio, pois já tinha mão-de-obra capacitada, clientes carentes do serviço e com confiança no trabalho prestado, e vontade de crescer profissionalmente.
Para a abertura da empresa, o empresário viu que só a força de vontade não bastaria naquele momento. O envolvimento com o trabalho seria muito importante para passar confiança a seus funcionários e para alavancar os negócios. A identificação no ramo de transportes foi um ponto positivo, pois assim ele pode desempenhar seu papel com mais facilidade e segurança. O Sr. Moacir Melcheque acredita que o envolvimento do empresário no trabalho significa uma identificação com as tarefas realizadas e o comprometimento organizacional.
No início uma das maiores preocupações é o que pode ser chamado de Teoria do Estabelecimento de Metas, pois o serviço prestado teria de ser cumprido rigorosamente em relação ao horário de entrega das mercadorias, maior número de clientes atendidos e o cumprimento do horário de cada viagem em seu destino.
3.2 organização do processo de trabalho
A empresa divide-se basicamente em três setores: Administrativo, financeiro e o setor de depósito (descarga e entrega de mercadorias).
Segundo o entrevistado a ideia para a criação da sua própria empresa se deu depois da falência da sua empregadora, onde o mesmo prestava serviços como gerente de depósito. Foi no ano de 1998, quando ele completara 33 anos. As poucas condições e um investimento razoavelmente pequeno não serviram de desculpas para que ele não alcançasse seu objetivo. A motivação sempre fez parte de sua vida, pois motivado a atingir metas e cumprir seus deveres, ele sabia que ia ter um grande e bom retorno, tanto pessoalmente quanto financeiramente.
Maslow (1943, p.107) define motivação “vê a motivação como necessidade de origem biológica que precisa ser satisfeita”.
Existem aspectos que são considerados ao se formarem as teorias motivacionais: a ênfase, o foco, a pergunta e a resposta. Na ênfase define-se o que é importante para abordar a motivação. Já o foco é o alvo que pode ser o estado inicial, o alvo a força e a manutenção. A pergunta é o questionamento feito ao objeto e a resposta corresponde ao nível de compreensão a ser obtido. (GODOI, 2002, p. 106)
Segundo Gondim e Silva (2004), a partir das diferentes teorias da motivação, apresentam-se várias relações possíveis entre a motivação e o desempenho dos funcionários.
4 DIREITO EMPRESARIAL
4.1 QUANTITATIVO DE FUNCIONÁRIO NA ORGANIZAÇÃO
A empresa de transportes possui atualmente 20 funcionários, sendo todos eles registrados. No início da empresa, com apenas 10 funcionários, sendo que alguns não tinham registro, pois como relatou o proprietário para abrir um negócio a burocracia de documentos é muito grande, além dos impostos terem um custo muito alto. O entrevistado procura ficar sempre atento
...