Atividade Sustentavel
Por: Diego Raitz Dos Anjos • 31/5/2016 • Projeto de pesquisa • 687 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA[pic 1]
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO[pic 2][pic 3]
DIEGO RAITZ DOS ANJOS RA: 9911151560
STÉLIO JOÃO RODRIGUES
JARAGUÁ DO SUL, ABRIL DE 2015.
Os constantes problemas ambientais causados pela utilização de energias não renováveis, aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pela utilização de fontes alternativas de energia.
A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa, tornando-se assim um processo sustentável para obtenção de energia elétrica.
Como um exemplo de usina solar temos a “Topaz”, maior projeto da categoria já criado e que está em pleno funcionamento. Está Localizada no condado de San Luis Obispo, na Califórnia, a construção foi feita pela First Solar (Líder global em produção de fotovoltaicos (PV) e soluções de energia solar).
No processo de captação e conversão da energia são utilizados módulos solares, estes que são compostos por células fotovoltaicas utilizadas em conjunto (36, 60 ou 72 células ligadas em série) para formar os módulos ou painéis fotovoltaicos. A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos é chamada energia solar fotovoltaica. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica. Essa corrente elétrica é enviada as linhas de transmissão elétrica da cidade e chega as casas em forma de energia elétrica convencional. Vale ressaltar que essas células fotovoltaicas apresentam preços elevados.
Ao todo, o projeto emprega aproximadamente 9 milhões de painéis solares espalhados por uma área de 24 quilômetros quadrados. A usina é capaz de gerar 550 megawatts, energia suficiente para abastecer 160 mil casas e evitar que 377 mil toneladas de CO2 anuais sejam jogadas na atmosfera. O custo total avaliado do projeto é bem alto, cerca de US$ 2,5 bilhões de dólares, porém há benefícios econômicos que incluem uma estimativa de 417 milhões de dólares em impactos positivos, incluindo redução de impostos e vagas de empregos diretos e indiretos.
Para produção desse tipo de energia podemos ressaltar os seguintes aspectos:
- Positivos: Energia limpa (não emite poluentes), energia barata, pois estamos utilizando dos raios solares, inesgotável, renovável, não necessitam de nenhum tipo de adaptação, pois são sempre instaladas em áreas de clima árido(desertos), além da baixa necessidade de manutenção.
- Negativos: As placas solares responsáveis por transformar a energia solar em elétrica, são de alto custo e a sua produção demanda uma grande extração de minérios, há necessidade de grandes áreas (tratando-se de usinas), dependência climática (céu limpo e boa incidência de raios solares). Dentre as desvantagens do uso da energia solar, podemos destacar, o custo acentuado, este que deve ser minimizado com a crescente produção de painéis solares, onde as indústrias tem um papel crucial de aperfeiçoar e inventar novos métodos de produção e implantação de módulos fotovoltaicos.
...