Atividade autodesenvolvimento -AVA
Por: miltianny • 24/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.084 Palavras (5 Páginas) • 3.686 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Nome | Miltianny Maria Costa Leal |
RA | |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
Introdução
Atualmente a Rússia tem importante papel no mercado mundial como exportador de gás natural e petróleo. No entanto, a economia russa assim como seu governo passaram por diversas modificações a seguir listaremos alguns eventos que marcaram não só a economia russa, mas sua história.
Descrição dos principais aspectos da economia na Era Soviética
Entre os principais aspectos econômicos da era soviética está a adoção da economia planificada na qual a produção e distribuição dos bens eram centralizados e dirigidos pelo governo. E a estatização da economia através da nacionalização de diversas empresas, bancos e fábricas. No entanto após a guerra civil a economia russa estava arrasada entre as causas estavam a queda da produção agrícola e industrial. Frente a insatisfação popular e o risco de novas rebeliões o governo soviético abandona o comunismo de guerra para implantar em março de 1921 a nova politica econômica (NEP) permitindo o livre comércio interno, instalação de empresas privadas e empréstimos de capital estrangeiro. Ao estado caberia o papel de supervisão geral da economia e seus setores vitais. A era soviética marcou o fim da sociedade feudal, do absolutismo czarista, garantia de emprego, adoção do modelo socialista e desenvolvimento de politicas econômicas que possibilitaram desenvolvimento da nação. Entretanto foi uma época marcada pela supremacia do estado, crises sociais, racionamento de bens de consumo, restrições a liberdade e perseguição a oposição política .
Definição de Perestroika
Perestroika foi uma política que iniciou um processo de reforma instaurada na década de 80 por Mikhail Gorbatchev, que visava a restruturação econômica que acarretou a renúncia a economia planificada e a consequente aceitação das regras do mercado livre, a instauração de um regime parlamentar e a liberdade para o funcionamento de novos partidos políticos. A Perestroika teve fim em agosto de 1991, pois as transformações ainda em curso já haviam perdido seu caráter de reconstrução, no decorrer das transformações Gorbatchev viu-se no meio de um conflito que acabaria por derrubá-lo. De um lado o conservadorismo de comunistas autoritários que se opunham ao avanço democrático. Do outro lado ultra-reformistas, pressionavam por rápidas e profundas mudanças.
O fim da URSS e a transição para o capitalismo
Com a extinção da URSS, o presidente Boris Ieltsin, quando a Rússia, enfraquecida por seu processo de transição do socialismo para o capitalismo, adotou uma política externa pró-ocidental de cooperação com os EUA. Durante essa tentativa os Estados Unidos buscaram enfraquecer o poder do Estado russo. Leltsin introduziu depois de 1991 a chamada “Terapia de Choque” para estabelecer uma plena economia capitalista no país entretanto ocorreram sucessivas quedas do PIB (Produto interno bruto), em troca de sua colaboração dirigentes russos esperavam ajuda externa americana e européia para atenuar os efeitos sociais e econômicos da transição. Além disso, o montante de novos empréstimos e ajuda externa foi tão limitado em relação ao serviço da dívida externa que na década de 1990 como um todo a Rússia pagou em termos líquidos mais dólares do que recebeu a estes credores oficiais (Treisman, 2010).
A chegada de Vladimir Putin ao poder, em conjunto com a recuperação econômica levou ao abandono da estratégia de colaboração e a uma tentativa de recuperação do poder do Estado russo e consolidação de seu papel de potência regional ao longo dos anos 2000. Naturalmente, esta mudança de estratégia foi acompanhada por um retorno das tensões nas relações entre a Rússia e os Estados Unidos.
Os recursos energéticos da Rússia fizeram aumentar a sua importância na política internacional o mercado energético europeu na Europa Central e em particular na Europa de Leste, é dominado pela Rússia, o maior fornecedor de gás natural destas regiões o que garante um potencial estratégico enorme e firmando o estatuto de potência mundial. No caso da Rússia, a energia é o principal instrumento negocial de política externa, permitindo marcar posição nas negociações políticas e econômicas com outros Estados. A energia é importante em qualquer economia, o domínio do mercado energético confere aos russos a possibilidade de usar o negócio da energia como arma na política externa.
...