Atividades Estruturadas
Resenha: Atividades Estruturadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegoalexandre • 25/9/2013 • Resenha • 232 Palavras (1 Páginas) • 282 Visualizações
Atividades Estruturadas – D. Empresarial III
*Semana 1
Caso Concreto
1. Conforme ensina Fábio Ulhoa Coelho, o título de crédito se distingue dos demais documentos representativos de direitos e obrigações nos seguintes aspectos : Em primeiro lugar, ele se refere unicamente a relações creditícias. Não se documenta num título de crédito nenhuma outra obrigação, de dar, fazer ou não fazer. A segunda diferença está ligada a facilidade na cobrança do crédito em juízo. Ele é definido pela lei processual como título executivo extrajudicial. Em terceiro lugar, o título de crédito ostenta o atributo da negociabilidade, ou seja, está sujeito a certa disciplina jurídica, que torna mais fácil a circulação do crédito, a negociação do direito nele mencionado. A fundamental diferença entre o regime cambiário e a disciplina dos demais documentos representativos de obrigação é relacionada aos preceitos que facilitam, ao credor, encontrar terceiros interessados em antecipar-lhe o valor da obrigação em troca da titularidade do crédito.
2. Pelo princípio da cartularidade entende que o exercício de qualquer direito representado no título pressupõe a sua posse legítima. O titular do crédito representado no título deve estar de posse do título, que se torna, pois, imprescindível para a comprovação da própria existência do crédito e da sua consequente exigibilidade. Então, de acordo com o princípio da cartularidade, previsto no art.887 do CC, há a necessidade de apresentação do título para poder cobrá-lo.
Questão Objetiva
R – ‘’ C ‘’
...