Atividades Para Aluno Surdo
Artigos Científicos: Atividades Para Aluno Surdo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: usuaria • 14/11/2013 • 610 Palavras (3 Páginas) • 1.230 Visualizações
Atividades possíveis a serem oferecidas ao aluno surdo
Buscando conhecer o perfil de cada aluno podemos analisar e entender a situação que envolve o estudante, gerar ideia, escolher alternativas variáveis, representar ideia, construir objeto de experimentação, avaliar o uso do objeto e acompanhar seu uso. Tudo isso de acordo com cada aluno.
Banco de ideias:
Recursos de comunicação alternativa
Pastas e fichários/prancha com estímulos removíveis/prancha temática/prancha fixa na parede/prancha fixa sobre a carteira/ pasta frasal/ prancha frasal
Estratégia utilizada para comunicação alternativa
Objeto concreto e sua representação/miniaturas/símbolo gráfico/figura temática/fotos e figuras de atividade sequencial/símbolo gráfico com fundo diferente/misto.
Pastas e fichários: adaptando as pastas com viradores para que se diminua o tempo de seleção dos estímulos para comunicação, os viradores tem a função de facilitar a discriminação de cada folha, e cada cor do virador representa uma categoria gramatical, sendo importante que o fichário devera ser confeccionado de acordo com cada aluno.
Prancha com estímulos removíveis: foram adaptados e colados dois velcros (autocolantes) paralelamente, como se fossem pautas de um caderno em cima da prancha. Assim o aluno pode indicar se quer comer ou beber, podendo a indicação ser feita pelo olhar ou apontando para a figura.
Prancha temática: A prancha temática possui figuras que permitem a comunicação sobre um tema único. O aluno solicita a figura da questão solicitando o material ou respondendo as indagações dos professores ou os demais alunos.
Prancha fixa na parede: Como objetivo de comunicação com o grupo, um recurso que auxilia na comunicação entre professor-aluno e aluno-aluno, devendo sua altura favorecer alunos cadeirante.
Prancha fixa sobre a carteira: Indicado para aluno que apresentam movimentos involuntários que impeçam o uso de prancha comum.
Pasta frasal: Todas as figuras são apresentadas no campo visual para serem indicados conforme o contexto de comunicação, podendo assim comunicar-se sem precisar virar a folha.
Prancha frasal: Com semelhança a pasta frasal, porem, a composição de estímulos é diferente, com objetivo de construir frases ou texto, pode ser utilizado para aprendizagem da escrita, os estímulos estão organizados de forma a relatar uma situação.
Objeto concreto e sua representação: Essa comunicação pode ser feita pelo próprio objeto, ou seja, a forma real e mais concreta possível, podendo ser feita por um outro objeto que se assemelhe muito com o real, como os objetos possuem formas tridimensionais proporciona ao aluno melhor manuseio.
Miniaturas: Para alunos que tem dificuldade em utilizar as fotos e figuras, devendo conter detalhes da características do objeto real, sendo selecionado para a aula de ciência, possuindo velcro pode ser fixado na carteira ou mesa.
Símbolos gráficos: Esses símbolos podem ser entendido com o uso de fotos, figuras escritas, é recomendado que o aluno relacione a foto ao objeto real sendo possível e escrever.
Figura temática: Precisam ser cuidadosamente selecionada, na melhor representação do tema proposto, nessa
...