Atividades Praticas Supervisionadas
Artigos Científicos: Atividades Praticas Supervisionadas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: valterlima • 30/10/2013 • 596 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
Organizações de aprendizagem
O conhecimento não pode ficar ao sabor do acaso. Nem das oportunidades. Na verdade, o aprendizado e o desenvolvimento devem ser feitos nas atividades do dia a dia para associar o que se aprende ao que se faz na pratica e não podem ficar restritos a algumas semanas por ano durante cursos especificos de treinamento. O aprendizado deve ser organizado e continuo, afetando e envolvendo todos os membros da organização e não apenas alguns deles. As organizações bem sucedidas estão se transformando em verdadeiros centros de aprendizagem. Por essa razão, recebem o nome de organizações de aprendizagem. São organizações que aprendem por meio de seus membros.
Um dos pioneiros da aprendizagem organizacional foi Argyris. Para ele, a aprendizagem organizacional ocorre em duas condições basicas. Primeiro, quando uma organização alcança o que pretende, isto é, quando passa a existir uma correspondencia entre o seu plano de ação real. Segundo, quando uma defasagem entre o objetivo pretendido e o resultado alcançado é identificada e corrigida, isto é, a defasagem é transformada em correspondencia. O aprendizado ocorre quandosão criadas correspondencias ou quando as defasagens são corrigidas, primeiro por meio da analise e da mudança de variaveis e, em seguida, por intermédio das ações. Argyris salienta que a ti tem um papel crucial no sentido de ampliar a aceitação e a pratica do aprendizado nas organizações. No passado, a abordagem de cima para baixo ganhou força com base no fato de que a boa parte do comportamento não é transparente. A ti torna as transações transparentes. Portanto, o comportamento não é mais velado nem oculto. A ti cria verdades fundamentais onde essas verdades não existiam antes.Em outras palavras, a ti esta estimulando e incrementando a etica e o aprendizado nas organizações.
Gestão do conhecimento e capital intelectual
Na era da informação, o recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro para ser o capital intelectual, baseado no conhecimento.
O capital financeiro gu arda sua importância relativa, mas ele depende totalmente do conhecimento sobre como aplicá-lo e rentabilizá-Io adequadamente. O conhecimento ficou na dianteira de todos os demais recursos organizacionais, pois todos eles passaram a depender do conhecimento, conhecimento é a informação estruturada que tem valor para uma organização. O conhecimento conduz a novas formas de trabalho e de comunicação, a novas estruturas e tecnologias e a novas formas de interação humana.
A organização baseada no conhecimento depende, portanto, da gestão do conhecimento. E o que é gestão do conhecimento? Um processo integrado destinado a criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização. Para tanto, não é qualquer conhecimento que interessa, mas se trata de decidir qual é o conhecimento crítico que importa realmente à organização. A organização bem-sucedida é aquela que consegue aplicar e rentabilizar seu conhecimento.
Sveiby propõe que o valor total dos negócios da organização seja calculado pelo valor dos clientes, valor da organização e valor de competências, respectivamente e não apenas pelos ativos tangíveis
...