Atps Adm
Dissertações: Atps Adm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glaudir • 28/3/2015 • 2.602 Palavras (11 Páginas) • 184 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo esclarecer o planejamento, uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. Desenvolver o planejamento em uma empresa envolve diversas etapas. Apesar de o planejamento estratégico ser o mais famoso na administração, os outros dois têm a mesma importância em um planejamento integrado dentro da companhia.
Planejamento Estratégico: Sistema único e aberto envolve toda org.; Projetado em longo prazo; Envolve o todo; Definido pela cúpula da org.; Voltado para eficácia – alcançar os objetivos globais, apresentação de resultados, excelência org.
Planejamento Tático: Projetado em médio prazo (Exercício anual ou fiscal da empresa, 12 meses); Envolve cada departamento ou unidade da org., abrange recursos específicos e objetivos departamentais; Voltado para coordenação e integração, ou seja, atividades internas.
Planejamento Operacional: Refere-se a cada tarefa ou atividade; Projetado em curto prazo, rotina diária, semanal ou mensal; Preocupa-se com as metas específicas; Voltado para eficiência, execução das tarefas.
ETAPA 1
PASSO 1
1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?
Um administrador de sucesso consiste em três tipos de habilidades, são elas:
• Habilidades técnicas: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas com base em seus conhecimentos e experiências profissionais. É a habilidade de fazer coisas corretas e práticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, entre outras. Está muito relacionada com o hardware disponível.
• Habilidades humanas: consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas e, por intermédio delas, saber comunicar, compreender suas atitudes e motivações de desenvolver uma liderança eficaz. O administrador trabalha com pessoas e com equipes de pessoas. E a habilidade de lidar com pessoas significa educá-las, ensiná-las, orientá-las, liderá-las, e motivá-las continuamente. Isso envolve liderança de talentos e de equipes. Sem tais habilidades, o administrador nada conseguirá. No fundo, o administrador faz uso de pessoas para conseguir resultados.
• Habilidades conceituais: Consistem na capacidade de lidar com idéias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que o administrador faça abstrações e desenvolva filosofias, valores e princípios de ação. A habilidade conceitual proporciona idéias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber onde chegar, a fim de definir o comportamento e as ações futuras necessárias, além da capacidade de diagnóstico. Com tais habilidades o administrador define a missão do negócio, a visão do futuro, os valores essenciais de sua empresa, a estratégia organizacional etc. Tais habilidades estão intimamente relacionadas com o conceito de software.
2. O conceito de Empresa, de gestor e empresário?
Empresa: As empresas representam um tipo de organização. A organização focada no lucro. As empresas constituem uma das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana construíram. Hoje são diferentes das de ontem e, provavelmente, amanhã e num futuro distante serão ainda mais diferentes. Podem assumir diferentes tamanhos e estruturas organizacionais. Empresas são empresas cada uma delas tem seus encantos, peculiaridade e características próprias; cada qual sua personalidade própria; cada qual sua competência; cada qual sua cultura. Ainda não sabemos clonar empresas. Elas são especiais. É preciso conhecê-las, entendê-las, interpretá-las.
Gestor: O Gestor é alguém pertencente a uma determinada organização e a quem compete a execução das tarefas confiadas à gestão. Segundo o conceito clássico desenvolvido por Henry Fayol, o gestor pode ser definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento, da organização, da liderança ou direção e do controlo ou verificação, a fim de atingir os referidos objetivos. Daqui se pode concluir que o gestor é alguém que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos organizacionais, concebe as estruturas e estabelecem as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, programa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou liderança e de controlo ou verificação. Em termos hierárquicos, os gestores podem ser divididos em gestores de topo, gestores intermédios e gestores de linha ou supervisores. Gestores são funcionários da empresa.
Empresário: Empresário é a pessoa que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou de circulação de bens e serviços. Faz os devidos investimentos visando sempre aumentar seus lucros. O empresário é o dono da empresa, podendo ser um ou mais. Sendo mais de um denominam-se sócios.
3. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?
A abordagem de sistema aberto concebe a organização como um sistema que tem entradas e saídas com seu ambiente. Dentro dessa abordagem, a empresa é visualizada como um sistema aberto em um dinâmico relacionamento com seu ambiente, recebendo vários insumos (entradas), transformando esses insumos de diversas maneiras (processamento ou conversão) e exportando os resultados na forma de produtos ou serviços (saídas). Os sistemas abertas trocam matéria
...