TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Analise De Investimentos

Pesquisas Acadêmicas: Atps Analise De Investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  4.789 Palavras (20 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 20

Administração

Atividades Práticas Supervisionadas

Análise de Investimentos

RESUMO

Pesquisa e análise de investimentos no Brasil. Este trabalho tem como objetivo identificar os tipos de investimentos e descobrir para que serve e como utilizá-los. Montagem de uma pequena empresa e seus produtos. Através deste poderemos analisar como acompanhar os investimentos e seus retorno até a obtenção do lucro.

Sumário

Introdução 04

Etapa 1 05

Etapa 2 10

Etapa 3....................................................................................................................................15

Etapa 4....................................................................................................................................18

Conclusão................................................................................................................................21

Referências Bibliográficas. 22

Introdução

O trabalho esta dividido em quatro etapas.

Na primeira etapa iremos conhecer os tipos de investimentos que existem e analisaremos todos eles, demonstrando suas importâncias e curiosidades. Através da criação de uma empresa e de seus produtos de comercialização mostraremos os resultados obtidos.

A segunda etapa compreende a montagem de um fluxo de caixa, desde a elaboração dos preços dos produtos da empresa criada na primeira etapa, passando pelo faturamento da empresa, custos despesas, entre outros. Através desta etapa estaremos efetuando os cálculos para ver a viabilidade econômica da empresa.

Na terceira etapa estaremos obtendo os elementos a respeito da viabilidade da empresa. Utilizaremos a taxa Selic como TMA para avaliarmos a empresa. O nosso projeto é viável?

E por último, na quarta etapa, veremos os efeitos da inflação na análise de investimentos da empresa. Utilizaremos a inflação, o imposto de renda e a depreciação para elaborar nosso projeto.

Os Tipos de Investimentos

Tipos de Investimentos

Quando uma pessoa resolve fazer um investimento, ela deve atentar - se a três principais aspectos, presentes em qualquer modalidade: o risco, a rentabilidade e a liquidez, que é a velocidade pelo qual o investidor pode se desfazer de seu investimento.

Risco

É definido pela variação da rentabilidade de um investimento. Há opções onde o retorno é praticamente garantido, mas com pouca variação e possibilidade de ganhos mais altos (aplicações em renda fixa ou poupança, por exemplo). Em outras o investidor pode experimentar um ganho mais alto, mas também corre o risco de perder dinheiro (ações, por exemplo).

Muitos fatores podem influenciar no tamanho do risco. Mercados de ações e de derivativos, por exemplo, se pautam nas notícias do dia-a-dia --tanto as corporativas (da empresa a que se refere a ação) como as macroeconômicas (desempenho econômico, taxas de juros, etc.)-- e por isso oscilam bastante. Já títulos de renda fixa, por exemplo, não tem a mesma oscilação porque o rendimento é pré-definido ou oscila conforme apenas uma variável --caso dos títulos públicos.

Um modo de obter ganhos maiores sem correr risco de maiores perdas é diversificar o investimento. Mas essa opção é viável apenas aos grandes investidores, já que o custo de manutenção normalmente sobe quando se tem vários tipos de aplicações.

Rentabilidade

Está diretamente ligado ao risco, já que o ganho está atrelado ao quanto o investidor se dispõe a investir e a se arriscar.

Outra variação importante para a rentabilidade é o custo de manutenção dos investimentos. Os bancos e corretoras, por exemplo, cobram taxas para administrar os recursos, e elas variam bastante. Cabe ao investidor observar se o ganho de um investimento teoricamente mais rentável não é "abocanhado" pelo administrador dos recursos e suas taxas.

Liquidez

É a velocidade pelo qual o investidor pode se desfazer de seu investimento, tanto por necessidade como para vendê-lo no momento que está mais valorizado --fazendo o que, no mercado, chama-se "realização de lucro". Normalmente ativos com grande movimentação no mercado (fundos de investimento, ações de grandes empresas, dólar e ouro, por exemplo) são mais líquidos. Já ativos físicos, como imóveis e obras de arte, são mais difíceis de serem vendidos rapidamente, o que os tornam menos líquidos.

O próprio mercado criou diversas opções de investimento, satisfazendo desde o investidor mais cauteloso até o mais agressivo. Algumas dessas opções já existem há muitos anos, mas só agora ganham importância no cenário em que cada vez mais gente se dispõe a guardar dinheiro e planejar o futuro.

Existem vários tipos de investimentos, porém três são os mais importantes:

1. Investimentos públicos: são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o político ou governo que gerou estas melhorias para a população.

2. Investimentos privados: são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. Por exemplo: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com