Atps Analise De Investimentos
Casos: Atps Analise De Investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: newtoncs • 17/9/2013 • 3.023 Palavras (13 Páginas) • 492 Visualizações
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 ANALISE DE INVESTIMENTOS 4
1.2 METODOS COMUNS PARA INVESTIMENTOS 4
1.3 PAYBACK 4
1.4 PAYBACK DESCONTADO 5
1.5 VALOR PRESENTE LIQUIDO VPL 5
1.6 TAXA INTERNA RETORNO TIR ............................................................................5
2.0 TIPO DE NEGOCIO 5
2.1 RESTAURANTES SE MODERNIZAM .6
2.2 DIFERENCIAR .6
3.0 CALCULOS E ESTIMATIVAS 7
3.1 FLUXO DE CAIXA RELEVANTE 9
4.0 TAXA SELIC 9
4.1 FLUXO DE CAIXA 10
4.2 VP(VALOR PRESENTE) E VPL(VALOR PRESENTE LIQUIDO).........................11
4.3 EXEMPLOS PAYBACK, PAYBACK DESCONTADO, TIR.....................................12
4.4 REGRAS PARA ACEITAR OU REJEITAR UM INVESTIMENTO........................14
5.0 A INFLAÇÃO NA ANALISE DE INVESTIMENTOS.................................................15
6.0 CONCLUSÃO...................................................................................................................17
7.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
1. INTRODUÇÃO
Investimento é todo o capital desprendido no desejo de se obter lucro.
Dentre as várias nomenclaturas utilizadas para definir os seus diferentes tipos, procurou-se, neste trabalho, dividi-los da seguinte forma: Investimentos Fixos, Investimentos Pré Operacionais e Investimentos Financeiros.
A análise econômica financeira de investimentos é um importante auxílio aos gestores, pois tende a evidenciar os prós e contras de um determinado projeto, tanto no presente, quanto em projeções futuras, ajudando-os nas tomadas de decisões.
O principal objetivo deste estudo é demonstrar a importância da análise econômica financeira de investimentos, aplicando três métodos: TIR (Taxa Interna de Retorno), Valor Presente Líquido (VPL) e Período de Retorno de Capital (Payback)
1.1 ANALIDE DE INVESTIMENTOS
A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.
Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:
1. O projeto vai se pagar?
2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
3. Esta é a melhor alternativa de investimentos?
O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.
De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.
1.2 METODOS COMUNS DE INVESTIMENTOS
Payback;
Payback descontado;
Valor presente líquido – VPL;
Taxa interna de retorno – TIR.
1.3 PAYBACK
Payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado.
Se levarmos em consideração que quanto maior o horizonte temporal, maiores são as incertezas, é natural qu as empresas procurem diminuir seus riscos optando por projetos que tenham um retorno do capital dentro de um período de tempo razoável.
.
1.4 PAYBACK DESCONTADO
Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.
1.5 VALOR PRESENTE LIQUIDO VPL
O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.
1.6 TAXA INTERNA DO RETORNO TIR
A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.
2.0 TIPO DE NEGOCIO
Ramo de Negócio: Alimentício – Restaurante
Os restaurantes representam uma ótima opção para quem precisa almoçar fora de casa, com a opção de escolher o que quer consumir, com atendimento rápido e custo financeiro condizente com a quantidade servida. O negócio tem as seguintes vantagens: o estabelecimento de uma relação direta entre o que foi consumido e o valor que está sendo pago, além da oferta de uma alimentação saudável e variada, oferecendo a oportunidade de abreviar o tempo gasto no almoço, pela rapidez do serviço.
A refeição fora de casa deixou de ser uma opção de lazer e passou a ser uma questão de necessidade. É uma tendência dentro do que se pode chamar de terceirização dos serviços familiares, acompanhadas pelo surgimento de outros serviços, como a venda de comida congelada, entrega de pizzas em domicílio e lavanderias de auto-serviço.
O Restaurante é um negócio que oferece sociabilidade, prazer e qualidade. O público que freqüenta restaurantes define sua escolha pela proximidade do emprego ou da residência, pelo
...