Atps Comportamento Organizacional
Artigo: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandav • 8/9/2014 • 1.272 Palavras (6 Páginas) • 261 Visualizações
CAPÍTULO 1.
Definição de comportamento organizacional.
É o estudo sistemático do comportamento do indivíduo para aprimorar as relações em equipe, objetivando o aumento da produtividade. Auxilia o líder a entender melhor os colaboradores, bem como atribuir funções de acordo com a personalidade de cada um. Ex: colaborador introvertido, colocado em uma função em que realize atividades administrativas.
Existem basicamente dois tipos de organização do trabalho: sistema aberto e fechado. O sistema fechado, como o próprio nome sugere, não promove interação com o meio. Segundo CHIAVENATO (1987), sistemas fechados são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influência.
Esse tipo de sistema é extremamente rígido, onde a participação dos colaboradores é quase nula e existe controle quase absoluto das máquinas operantes do sistema. Assim sendo, pode-se dizer que uma organização baseada neste sistema tende a ficar estagnada no mercado e corre o risco de não evoluir com o passar do tempo.
Já o sistema aberto, ainda segundo CHIAVENATO (2004) é um sistema de interação. Interação dos indivíduos entre si e da organização com o meio em que está inserida. É o sistema que interage intensamente com o ambiente através de múltiplas entradas e saídas, afetando-o ou sendo afetado por ele.
Baseado nos conceitos citados pode-se imaginar que o sistema aberto é mais atual e progressista, isto porque o mesmo abre possibilidades de interação intra e extra-organização, o que pode resultar em maior desenvolvimento da mesma.
O sistema aberto abre mais possibilidades para a organização, permitindo que a mesma se adapte ao meio em que é inserida. Nestes casos, a empresa pode trazer novos elementos para sua estruturação, realizar modificações para adaptar-se melhor ao mercado em que está inserida, como por exemplo: apresentar um novo produto, abertura de negociação diferenciada com fornecedores e clientes, entre outros.
Ambos os sistemas mencionados é complexo e envolve um estudo aprofundado das teorias organizacionais e cabe ao responsável pela organização, determinar qual tipo de sistema será incorporado em sua empresa e, desta forma, delinear o modelo de trabalho que se fará a partir do sistema determinado.
Capítulo 2.
Inovação.
O conceito de Inovação é bastante abrangente e pode ser definido de maneiras diversas entre várias pessoas. Pode significar algo novo. Atrair algo que tenha valor significativo, representando a implementação da criatividade, que é simplesmente produzir o novo, sendo o primeiro passo para a inovação.
Diferentemente de vários lugares do mundo, com a China e Estados Unidos, por exemplo, o Brasil parece não ter ainda boas oportunidades de empreendedorismo. Uma das principais causas deste quadro que se vê hoje, é que não há incentivo à inovação aos candidatos a novos empreendedores.
Para o diretor do Ciec, Michael Ryan, o Brasil tem alguns pontos fortes para a inovação: alto investimento em pesquisa básica nas universidades, recursos humanos de qualidade e publicações de artigos científicos de impacto internacional. Mas a pesquisa não chega ao mercado porque o ambiente é pouco motivante para a inovação .
Ainda que apresente alguns pontos positivos, o país não é o que se diria um formador de empreendedores. Isto porque não é cultural do país que as crianças sejam incentivadas a criar algo ou mesmo resolver situações por si mesmas. Com isso, temos adultos acomodados em modificar inovações já existentes e aprimorá-las. Contudo, em virtude a necessidade de mudança, o país já parece dar os primeiros passos em direção ao processo de inovação.
Diz-se que o inovador não se faz, nasce pronto. Mas o incentivo a essa pratica pode fazer com que muitos inovadores até então escondidos, tenham consciência de duas habilidades. A inovação exige coragem para assumir riscos e observar novas possibilidades. E mais do que isso, colocar suas idéias em prática.
As organizações de alto desempenho definem a inovação em relação à criatividade e a geração de novas oportunidades e coisas. Algo como a criação de novos e diferentes produtos, serviços e processos geradores de valor. Além dos benefícios financeiros e competitivos, a inovação melhora a posição estratégica da organização permitindo vantagens como melhor desempenho organizacional, facilita a retenção de talentos na organização, estimula o aprendizado e a transferência de conhecimento, proporciona pessoas com vontade de crescer e desenvolver-se profissionalmente porque a organização incentiva e recompensa a colaboração, alto grau de colaboração dentro e fora da empresa por atrair pessoas e parceiros que tem paixão pelo seu trabalho e criatividade.
Uma das grandes preocupações das empresas é a inovação organizacional. O problema fundamental é como a organização pode se tornar cada vez mais inovadora. As organizações estão tentando buscar todos os meios possíveis para isso,
...