Atps Comportamento Organizacional
Dissertações: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarolChaim2 • 20/6/2013 • 1.634 Palavras (7 Páginas) • 360 Visualizações
SUMARIO
INTRODUÇÃO________________________________________________________3
CAPITULO 1
1.Principios Karla Sampaio_____________________________________4
1.1 Geraldo Caravantes x Stephen P. Robbins_____________________4 e 5
1.2 Sistema Aberto e Sistema Fechado______________________________5
CAPITULO 2
2. Pesquisa___________________________________________________6
2.1 Inovações Tecnológicas_______________________________________7
CAPITULO 3
3. Trabalho em equipe__________________________________________8
CAPITULO 4
4. Percepção e Comunicação____________________________________9
CONCLUSÃO_________________________________________________________10
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ______________________________________11
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos ver fatores que implicam no desempenho das organizações e nas mudanças repentinas, tendo enfoque na importância da motivação e percepção do indivíduo, sobretudo, com definições de autores conceituados, focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. Também veremos as definições de sistema aberto e fechado, e a necessidade de lideres para a organização.
CAPITULO 1
Através do texto Comportamento Organizacional – Princípios de Karla Sampaio, entende-se que Comportamento Organizacional é o estudo da relação entre a empresa e as pessoas que a compõe. Com isso, busca-se promover a produção e a cidadania organizacional e reduzir a rotatividade e absenteísmo. As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações
Ao analisar como se desenvolve hoje a aprendizagem nas organizações percebe-se que o ser humano está sendo valorizado, e com isso todos tem a ganhar pois todos estão pelo mesmo objetivo.
Nas organizações, a criatividade, o senso crítico, os relacionamentos interpessoais são fatores significativos para a aprendizagem, de modo a favorecer a prestação de serviços e produtos de qualidade. Segundo o autor Geraldo Caravantes, Comportamento Organizacional é uma área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa, afim de detectar suas ações no ambiente de trabalho.
Deve se preocupar em estudar o comportamento, atitudes e o desempenho do trabalhador, as percepções e sentimentos.
Devemos também estudar o ambiente em si, os recursos humanos e seus objetivos. Os efeitos dos trabalhadores sobre a empresa, na sua eficiência, eficácia e efetividade.
Geraldo Caravantes, também mostra que devemos compreender melhor essa definição, quando a Organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações, incluindo a forma de estudar seus indivíduos, grupos e o ambiente de trabalho. E que a partir de uma visão sistêmica, procura estudar as inter-relações e interdependências no que já foi citado anteriormente.
Já o autor Stephen P. Robbins, na sua definição para o Comportamento Organizacional é quando a unidade social conscientemente coordenada, comporta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum.
Dentro do Comportamento Organizacional, Stephen P. Robbins fala de todos os participantes de uma empresa de suas funções e objetivos. Para o autor Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar e eficácia da empresa.
Tanto Robbins quanto Geraldo tem as mesmas definições e terminam seus estudos baseados em psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e ciência política.
Sistema Aberto
Sistema Fechado
Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos.
Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex: chama.
Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.
Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex: termostato.
Fonte de Pesquisa: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-0330-1.pdf – Acesso em 25/04/2013
CAPITULO 2
Pesquisa realisada com vinte pessoas de diferentes faixa etária.
Feminino – 28 anos : Com a Internet melhorou muito para exercer minhas funções, pois disponibilizava mais tempo na execução das minhas tarefas.
Feminino – 25 anos: Melhorar a qualidade do serviço.
Feminino – 30 anos: Novidade, renovação, novos produtos, novas técnicas, etc.
Feminino – 32 anos: Alguma coisa que foi criada para facilitar o trabalho.
Feminino – 33 anos: Acesso a novos mercados, exploração de novas ideias.
Feminino – 33 anos: Atualizar, modernizar. Avanço da ciência.
Feminino – 33 anos: Inovação: sinônimo de novidade renovação. Faz com que estejamos buscando aperfeiçoamento e aprimoramento.
Feminino – 36 anos: Inovação, ocupar o espaço daquilo que está ultrapassado. Com ela melhoramos a qualidade do serviço.
...