Atps Comportamento Organizacional
Casos: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elilde • 31/8/2013 • 2.473 Palavras (10 Páginas) • 336 Visualizações
Introdução
Administrar uma empresa atualmente requer muito mais do que o exercício de suas funções básicas de gerenciamento, como planejar e organizar. Existem varias ameaças às organizações, sejam vindas de clientes, concorrência ou mudanças socioeconômicas que exigem habilidades humanas em alto grau.
Essa compreensão do comportamento individual e dos grupos em uma organização constitui o campo de estudo do comportamento organizacional de um modo particular investiga questões relacionadas com liderança e poder, estruturas e processos de grupos, atitude, processos de mudança, conflitos e dimensionamento, entre outros que afetam direta ou indiretamente os indivíduos e equipes numa organização. Os gerenciadores devem estar atualizados com os estudos proporcionados pelo CO, pois ele tem poderosas ferramentas para uma melhor atuação com a complexidade gerada pela diversidade, globalização e as continuas mudanças em vários segmentos da sociedade. Mesmo sendo um estudo rigoroso e sistemático, é importante ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de CO leva em conta uma estrutura contingencial, considerando as varias situações para entender as relações de causa e efeito assim caso a caso são examinados, as variáveis relacionadas a ambiente, tecnologias, personalidade e cultura. O CO trabalha em conjunto com os conceitos de Eficiência e Eficácia. A Eficiência opera de modo que os recursos sejam mais adequadamente utilizados. Significa fazer certo as coisas, ênfase nos meios, realização de tarefas, resolução de problemas e treinamento de funcionários. Já a Eficácia significa fazer as coisas certas, do modo certo, no tempo certo, ou seja, fazer certo as coisas certas, ênfase nos resultados, consecução dos objetivos, acerto na solução proposta e operações realizadas corretamente.
Dentro desta perspectiva permite-se considerar diversos estudos de pensamento, valendo-se ainda mais da Psicologia, sociologia, economia, antropologia e ciências politicas.
Pode-se dizer então que CO é fundamental na dinâmica de manutenção e melhora na gestão de pessoas, pois mostra aos gestores e lideres a possibilidade de prever e principalmente evitar problemas individuais e coletivos entre os colaboradores.
Conceitos do Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional se relaciona em um conjunto de conceitos fundamentais, que giram em torno da natureza de pessoas e das organizações.
Em relação a pessoas existem quatro pressupostos básicos:
• Diferenças individuais
As diferenças individuais significam que a gerencia de uma empresa conseguira uma maior motivação entre os seus empregados tratando-os de uma forma diferente esse conceito exige que a justiça e a retidão seja feita individualmente e não de forma estatística.
• As pessoas como um todo
Algumas empresas gostariam de ter do seu empregado somente a capacidade ou intelecto, mas isso não é possível, pois o ser humano deve ser visto por completo e nenhuma característica separada. Há vários traços que podem ser estudados individualmente, mas ao final constitui uma pessoa que deve ser vista ao todo para que assim haja um b om desenvolvimento tanto profissional quanto social e pessoal.
• A conduta motivada (incentivos)
Estudos mostram que os indivíduos se veem motivados não pelo o que devem fazer ou ter e sim pelo o que desejam, as necessidades de uma pessoa pode ser ilusória ou realista, mas mesmo assim exercem um controle decisivo.
• O valor das pessoas (dignidade humana)
Esse conceito é diferente dos anteriores por se tratar mais de uma filosofia ética, que uma conclusão cientifica, pois reconhece que o ser humano é uma ordem superior e que , querem e devem ser tratados com dignidade e respeito, este conceito anda em desacordo com a antiga ideia de que os empregados eram somente ferramentas para a economia.
Sistemas abertos e fechados dentro do CO
Os sistemas têm características próprias. Na definição de Bertalanffy a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, e tem dois conceitos: o de proposito (ou objetivo) e o de globalização (ou totalidade), que retratam as características básicas de um sistema.
O sistema aberto esta em constante interação com o ambiente externo, tanto para influenciar ou ser influenciado. Esse sistema tem grande capacidade para crescimento e mudanças. Portanto, o estado atual, final ou futuro do sistema aberto não é obrigatoriamente condicionado por seu estado inicial, porque tem reversibilidade. A empresa para ser vista como um ‘sistema aberto’, implica em realizar ações transparentes, límpidas e cristalinas, dos seus negócios, nas suas operações cotidianas de entradas, processamentos e saídas e respectivos relacionamentos. Para atender este requisito de sistema aberto, devem ser envolvidos todos os escalões da empresa, evidentemente respeitando o tipo e forma de distribuição de informações.
Quando se fala em sistema fechado, pode-se ter a ideia da ausência de comunicação, de interação ou de conexão com o ambiente externo no qual a organização esta inserida. Esse sistema não trabalha de acordo com mudanças externas, oque faz diferentemente do sistema aberto que não se altere o seu estado atual, inicial ou final.
Quadro comparativo
CARACTERISTICAS
SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
TRABALHA COM INFORMAÇÕES EXTERNAS SIM NÃO
CAPACIDADE PARA MUDANÇAS SIM NÃO
ALTERA O SEU ESTADO ATUAL OU FINAL SIM NÃO
Quadro comparativo dos sistemas abertos e fechados.
A Inovação dentro do estudo do Comportamento Organizacional
Nas organizações inovação é tudo, através dela obtemos resultados como o sucesso, por exemplo, e quem não quer fazer sucesso perante seus clientes e colaboradores, todos querem e essa e a questão delicada onde entra o ato de
...