Atps Comportamento Organizacional Passo 1 E 2
Trabalho Escolar: Atps Comportamento Organizacional Passo 1 E 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 9/11/2014 • 1.892 Palavras (8 Páginas) • 529 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade de Ensino: FAC III - CAMPINAS
Giovanna Lima Colombo RA 8429154759
Priscila Caroline de Carvalho RA 8403952836
Tiago
ATPS – Passo 3 e 4
Comportamento Organizacional
Campinas
2014
Disciplina: Comportamento Organizacional
Curso: Ciências Contábeis
Unidade de Ensino: FAC III - Campinas
ATPS
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Comportamento Organizacional, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Teórico Pratica Supervisionada, sob orientação da professora Sonelis Feltrin Franco Gouveia.
Anhanguera Educacional
2014
Sumário
Introdução 4
Como os funcionários se agrupam dentro da empresa 5
Como são os grupos formais 5
Conflitos mais comuns 5
Grupo Formal – Banho e Tosa 6
Grupo formal - Administrativo 6
Escala de desenvolvimento de equipe - EDE 7
Tabela de grupos formais – Pet Glamour 8
Relatório 9
Problemas de comportamento da Pet Glamour 9
Eficiência, eficácia e efetividade da Pet Glamour 10
Resultados Pretendidos – Eficiência, eficácia e efetividade 11
Dificuldades para obter eficiência, eficácia e efetividade 11
Soluções para as dificuldades encontradas 11
Tabela de Performance 12
Conclusão 13
Bibliografia 14
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos dar continuidade na análise referente à empresa Pet Glamour, de acordo com a teoria de grupos, enquadrar a empresa no que mais se identifica.
Em relação à eficácia, efetividade e eficiência, faremos uma análise de como a empresa está atualmente e o que deve ser modificado para que ela volte a ter o faturamento esperado e sintonia entre seus funcionários e gestores.
Etapa 3
COMO OS FUNCIONÁRIOS SE AGRUPAM DENTRO DA EMPRESA
Dentro de uma organização, os funcionários se agrupam de forma diferente a cada situação, uma vez que existem grupos formais e informais dentro da empresa. O agrupamento ocorre visando a obtenção de um objetivo.
COMO SÃO OS GRUPOS FORMAIS
Grupos formais são determinados pela estrutura da corporação e com as respectivas atribuições de trabalhos e tarefas. Por exemplo: um gerente e dois colaboradores.
Já grupos informais são agrupamentos sem prévia determinação da empresa ou de outro agente, mas que são alianças naturais em resposta à necessidade de contato social.
CONFLITOS MAIS COMUNS
Há subclassificações dentro de grupos formais e informais. As subclassificações de grupos formais são grupos (i) de comando, o qual a corporação determina previamente e respondem a uma estrutura hierárquica (chefe) e, (ii) de tarefa, onde apesar de funcionários não responderem a mesma estrutura hierárquica, fazem parte de uma estrutura com objetivo de uma tarefa determinada pela empresa.
Já os grupos informais têm subclassificação em (i) de amizade, no qual os membros têm características em comum e, (ii) de interesse quando necessitam atingir um objetivo comum.
Os principais conflitos identificados na Pet Glamour são:
(a) Conflitos entre os sócios: . Alba culpa João pela queda do faturamento e João afirma que está sobrecarregado e que Alba não participa da administração;
(b) O gerente Rui Leme sempre reclama que perde o controle da gerência por que o pessoal do banho e tosa utilizam produtos sem avisar ou registrar;
(c) O Éder Seles da tosa vangloria-se de seu talento artístico e se acha superior às meninas do banho.
Na estrutura da Pet Glamour, os grupos formais encontrados e respectivos conflitos são, como segue o organograma abaixo:
GRUPO FORMAL: BANHO E TOSA
Figura 3.1 – Autoria própria.
Nome Conflito
Alba Atribuição ao outro sócio os problemas da Empresa
Eder Superego incomoda os demais
GRUPO FORMAL: ADMINISTRATIVO
Figura 3.2 – Autoria própria.
Nome Conflito
João Afirma que a outra sócia não se interessa pelo administrativo
Rui Reclamações de que funcionários não cumprem os processos
Elaine Atestados médicos constantes --> sugere desmotivação
Leila Atestados médicos constantes --> sugere desmotivação
ESCALA DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE – EDE
Escala de Desenvolvimento de Equipe - EDE - PET GLAMOUR
1. Grau de confiança recíproca:
Muita Confiança Confiança elevada
1 2 3 4 5 6 7
2. Comunicações:
Restritas, cautelosas Francas, autênticas
1 2 3 4 5 6 7
3. Grau de apoio recíproco:
Cada um por si Legítima preocupaçao uns
1 2 3 4 5 6 7 com os outros
4. Objetivos da equipe:
Não compreendidos Compreendidos claramente
1 2 3 4 5 6 7
5. Tratamento dos conflitos dentro da equipe:
Através da recusa, escapatória, Aceitação e solução dos
repressão ou acomodação 1 2 3 4 5 6 7 Conflitos
6. Utilização das habilidades dos membros:
As habilidades da equipe não são utilizadas As habilidades da equipe
1 2 3 4 5 6 7 são utilizadas amplamente
7. Método de controle:
O controle é imposto O controle é feito
1 2 3 4 5 6 7 Internamente
8. Ambiente organizacional:
Restritivo, pressão para que haja conformismo Livre, de apoio, com
1 2 3 4 5 6 7 respeito por diferenças
Figura 3.3 – EDE PLT 111.
TABELA DE GRUPOS FORMAIS PET GLAMOUR
GRUPO FORMAL - BANHO E TOSA
Nome Conflito Resultado EDE
Questões 1 2 3 4 5 6 7 8
Alba Atribuição ao outro sócio os problemas da Empresa Resultado 7 6 3 1 1 2 4 1
Eder Superego incomoda os demais
GRUPO FORMAL – ADMINISTRATIVO
Nome Conflito Resultado EDE
Questões 1 2 3 4 5 6 7 8
João Afirma que a sócia não se interessa pelo administrativo Resultado 1 2 1 1 3 1 7 1
Rui Reclama de que funcionários não cumprem os processos
Elaine Atestados médicos constantes --> sugere desmotivação
Leila Atestados médicos constantes --> sugere desmotivação
Figura 3.4 – Autoria própria.
RELATÓRIO
Com base no conteúdo referente a grupos formais, foi criada uma tabela com os grupos da empresa PET GLAMOUR, separada de acordo com suas respectivas funções.
Em um contexto geral, para cada grupo formal da PET GLAMOUR, foi elaborado um questionário referente a Escala de Desenvolvimento da Equipe, dando pontuação em relação ao comportamento dos funcionários e sócios.
Para o grupo Formal de banho e tosa, percebemos que existe um super ego e individualidade, confiança elevada e nenhum grau de apoio para com seus companheiros de equipe x empresa.
Dentro da mesma analogia, podemos afirmar também que no Grupo Formal Administrativo, a maneira de encarar e resolver as situações são falha, onde falta saber quais são os objetivos da equipe e como devem ser realizados para que obtenham sucesso.
A Pet Glamour não nota e também não aproveita as habilidades que seus funcionários tem, não tem controle em relação aos processos internos, sem deixar o ambiente organizacional livre, e não respeitando as diferenças do próximo.
Passo 4
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO DA PET GLAMOUR
Em relação aos estudos realizados até o presente momento, podemos afirmar que a empresa está sofrendo alguns problemas de desenvolvimento por conta de falhas na gestão e organização.
Com base no comportamento organizacional, detectamos pontos importantes, que se trabalhar de forma correta, irá acrescentar e desenvolver sistemas que facilitem a comunicação e organização da Pet Glamour.
A ausência de comunicação está atrapalhando a forma de gerir, os sócios que deveriam trabalhar em conjunto estão tendo conflitos na divisão de tarefas.
Por conta da falta de motivação, alguns funcionários não têm comprometimento para com a organização, mesmo que exista preocupação com a organização, essa preocupação não segue a diante, pois seus gestores não interagem de forma que facilite a administração dos grupos.
Não existe instrução sobre os cargos e suas respectivas funções, atrapalhando a forma do colaborador exercer em sua área de maneira correta, causando competitividade onde não existe necessidade.
Os gestores não passam confiança para que seu gerente tenha autonomia para colaborar com a administração dos grupos e produtos.
Para todos os setores, cada um age como se precisasse fazer o seu trabalho apenas, sem necessidade de colaborar com o desenvolvimento para que facilite quando o estágio desse trabalho seja direcionado a outro setor.
Não existe um controle em relação a seus funcionários e estoque de produtos, isso colabora para a queda de faturamento que a Pet Glamour teve.
O meio organizacional não está de acordo com controle de entrada e saída de produtos, hierarquia e comprometimento.
EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE DA PET GLAMOUR
Atualmente os funcionários da Pet Glamour estão sem incentivo e comprometimento com a empresa, causando um desconforto ao seu gerente e gestores. Analisando este ponto, percebemos que a falha na efetividade da empresa é bem visível, tratando-se da forma em que é visto o trabalho de seus funcionários sem reconhecimento, a conseqüência dessa ação é de que o individuo se torne desmotivado para atuar em sua área de forma que traga retorno.
A empresa não está atingindo seus objetivos, sem eficácia diante da forma de visão e gestão, seus funcionários não estão satisfeitos, por isso o resultado tem sido negativo.
Observando os pontos anteriores, é notável que para uma organização ter o retorno esperado, é necessário motivar seus funcionários e treiná-los. Atualmente a Pet Glamour não é eficiente, deixando a desejar aos seus funcionários e consequentemente aos seus clientes.
RESULTADOS PRETENDIDOS – EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE
A Pet Glamour anseia por mudanças significativas no faturamento e comportamento da empresa em geral, deixando seus clientes satisfeitos e criando fidelidade para possíveis relações duradouras entre seus clientes e o Pet.
Deseja agilidade na prestação dos serviços, nas vendas e administração.
DIFICULDADES PARA OBTER EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE
Observando o comportamento de todos os integrantes da Pet Glamour, sabemos que existe bastante desmotivação para com a empresa. Para mudar essa situação, temos alguns pontos pertinentes a serem observados, pois dificultam um tanto esse projeto de mudança, tais como:
• Funcionárias que faltam bastante, sem motivação para se comprometer;
• Funcionário egocêntrico e sem noção quanto a hierarquia da empresa;
• Gestores com pouca experiência.
SOLUÇÕES PARA AS DIFICULDADES ENCONTRADAS
Para todos esses casos, não é impossível implantar sistemas de mudança, apenas tornam um tanto dificultoso este trabalho, pois precisamos orientá-los de forma que a motivação e comprometimento surjam em cada um.
Para que esse desejo seja atingido, algumas mudanças devem ser feitas, tais como:
• Modificação de cargo e salário (funções);
• Treinamentos;
• Brainstorming.
Seguindo esses passos, ouvindo seus funcionários e gerente, a empresa tem grande chance de motivar seus colaboradores, mostrando seus objetivos e o quanto cada função é importante para que a Pet Glamour se desenvolva e crie melhorias.
Com funcionários bem treinados, satisfeitos com suas funções, exibindo seu ponto de vista para desenvolvimento da empresa, podemos afirmar que esses serão eficientes e eficazes de acordo com a efetividade disponibilizada pela Pet Glamour.
TABELA DE PERFORMANCE
PERFORMANCE PET GLAMOUR
Situação Atual Ideal Entraves
Eficiência Funcionários desmotivados Satisfação de seus A Pet Glamour tem um potencial grande, mas não aproveita de forma correta.
e sem instrução sobre como funcionários, funções Tem grande produtividade, embora seja bastante desorganizada, ocasionada
fazer sua função designada. devidamente divididas. pela falta de motivação.
Eficácia As responsabilidades de cada setor Nova divisão de tarefas e Os setores estão bem dividos, apenas mal gerenciado e mal organizado, para
não são bem divididas e informadas. responsabilidade. que as funções sejam feitas de forma satisfatória, deve-se reorganizar os setores
e suas responsabilidades
Efetividade Falta de liderança e confiança, Transparecer liderança A empresa como um todo não é organizada por conta da falta de liderança, confiança
embora seus setores sejam e confiança para seus e respeito, para solucionar, é necessário diálogo, treinamentos e motivação.
bem divididos, as funções não são. funcionários.
Figura 4.1 – Autoria própria.
CONCLUSÃO
Neste trabalho desenvolvemos métodos ideais para aplicar numa empresa em que existe falha na organização e gestão.
De acordo com dados, analisamos as atuais condições da Pet Glamour, quais suas falhas, o que deve ser mudado e como mudar.
BIBLIOGRAFIA
<https://docs.google.com/file/d/0B9lr9AyNKXpDRE5DSmtScmx3OTQ/edit?pli=1> Acesso em 31 Mai 2014.
PLT 111 – Comunicação e Comportamento Organizacional, CARAVANTES, R., Geraldo. CARAVANTES, B., Cláudia. KLOECKNER, C., Mônica.
...