TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Administração De Materiais E Logistica

Trabalho Universitário: Atps De Administração De Materiais E Logistica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  5.568 Palavras (23 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ATPS: ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGISTÍCA

TERESINA SETEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso: Administração

Período: 8º

Pólo Presencial: Colégio Certo Teresina-PI

Professor EAD: Me. Luiz Manuel Palmeira

Professora Presencial: Luciana Veras

Acadêmicos:

Ana Paula Rosa Andrade RA: 222145

Irisnalda Wanderlei Morais RA: 230105

Marynalva Alves Gamosa RA: 220601

Maria Filomena Lopes Vogado RA: 222159

Teresina Setembro de 2013

ATPS: Administração de Materiais e Logística

Objetivo do Desafio:

Elaborar uma Análise da Cadeia de Logística de Administração de Materiais e propor sugestões de melhorias.

Etapa 01:

A administração do material corresponde, portanto no seu todo, ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias a definição de qualidade, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados ás atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.

A administração do material tem por objetivo:

Preços baixos;

Alto giro de estoques;

Baixo custo de aquisição e posses;

Continuidade de suprimento;

Consistência de qualidade;

Pouca despesa com pessoal;

Relações favoráveis com os fornecedores;

Aperfeiçoamento do pessoal;

Bons registros;

A administração de material é a parte da administração geral que trata da área especifica dos materiais. Nas empresas é uma atividade integrada da Logística Empresarial (não confundir com logística militar), que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção.

Os materiais podem ser classificados conforme a necessidade e cultura de cada empresa. A política de material de cada empresa varia conforme estão classificados os seus materiais e conforme seu ramo de atividade. Assim uma técnica básica da política de materiais é a padronização dos materiais em uso na organização. Esta padronização se dá pela aplicação de especificações técnicas e pela existência de um programa de classificação e catalogação de materiais.

Outra política básica é o acompanhamento do ciclo de materiais. Este programa visa preparar e programar a introdução dos materiais na organização. Com isso evita-se dispêndio excessivo de recursos, paralisação da empresa pela falta do referido material, além da eliminação de estoques mortos e sucatas excessivas a fim da vida útil do material. A armazenagem de materiais também é uma preocupação constante do administrador. A armazenagem, embora não se aperceba disso facilmente tem um custo (posse e conservação da área, conservação dos próprios materiais, custo de pessoal, etc) além do próprio custo do estoque imobilizado. Deve-se também estar atento ás modernas técnicas e equipamentos de armazenagem e embalagem, para aumento da eficiência e redução de custos.

Por fim, pouco adianta a atenção a todas as técnicas da Administração de Materiais numa empresa, caso ela esteja desorganizada, caso estejam descoordenados seus órgãos internos e cão ela não consiga processar adequadamente seus dados.

Assim destaca-se uma serie de providencias para que uma organização atinja níveis altos de eficiência na sua atividade:

1-Organização de Métodos;

2-Qualidade;

3-Informatização;

Etapa 02:

Gestão de estoques, no contexto de uma indústria, normalmente se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro. O responsável por esta parte da gestão é o Gerente de operações.

A administração de estoques tem o objetivo de permitir que a empresa consiga produzir e comercializar seus produtos de forma eficiente e com a menor utilização do capital de giro.

O planejamento de estoques é uma atividade de importância fundamental e deverá ser integrado tanto com a produção como também com as vendas, de modo a aperfeiçoar os valores das compras.

Empresas que atuam como fabricantes ou montadoras, voltadas para a produção de bens, dependem fortemente de um estoque bem gerenciado por uma série de razões. No final das contas, uma empresa que dependa de produção não pode sobreviver sem um bom sistema de gerenciamento de estoques.

Princípios principais de gestão de estoques;

Previsão de demanda

Esta é uma habilidade especializada. Uma empresa deve ser capaz de prever demandas de bens e produtos específicos em um momento específico do ano. A empresa deve criar e manter o seu sistema de inventário com base nas demandas, reais e previstas. Conheça mais sobre previsão de demanda.

Monitoramento do sistema:

Um inventário deve ter um mecanismo de monitoramento da quantidade em estoque, a todo o momento. A empresa deve saber com exatidão a quantidade de estoque em qualquer ponto específico no tempo.

Qualidade de armazém:

O armazém deve ser capaz de manter o estoque em boas condições. Materiais desperdiçados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com