Atps De Auditoria
Artigo: Atps De Auditoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: celeia • 19/3/2015 • 1.947 Palavras (8 Páginas) • 296 Visualizações
ATPS DE AUDITORIA
ETAPA 1:
AULA TEMA: - CONCEITOS BÁSICOS DE AUDITORIA
- ASPECTOS CONCEITUAIS
PASSO 1:
Principais conceitos de Auditoria Interna e Auditoria Externa:
- A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizada para determinar a extensão do exame e a fidedignidade das demonstrações financeiras.
- A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente.
- O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude.
- O auditor deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho ele examina, porem subordinado às necessidades e desejos da alta administração.
- A auditoria é realizada por um funcionário da empresa.
- O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras.
- O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa.
- O auditor deve ser independente em relação à administração, de fato e de atitude mental.
- O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras, é periódica, geralmente semestral ou anual.
- A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizada para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros.
- A revisão das atividades da empresa é contínua.
- O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras.
- O trabalho é subdividido em relação às áreas operacionais e às linhas de responsabilidade administrativa.
- O trabalho é subdividido em relação às contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado.
PASSO 2:
1) Exame Físico:
- Contagem das Duplicatas
- Contagem dos Títulos a Receber
Consiste na informação “in loco”, permitindo ao auditor formar opinião quanto à existência física do objeto ou tema a ser examinado. Esse exame deve possuir as seguintes características:
a) Existência Física: comprovação visual da existência do item.
b) Autenticidade: discernimento da fidedignidade do item.
c) Quantidade: apuração adequada da quantidade real física.
d) Qualidade: comprovação visual ou laboratorial de que o objeto examinado permanece em perfeito estado de condições de uso.
O exame físico realizado pelo auditor relativamente à existência dos estoques de um órgão / entidade, tem por objetivo a constatação de que estes existem e na quantidade apurada. O auditor deve sempre ter a segurança e a preocupação de que aquilo que será examinado tem por objetivo a identificação correta, abrangendo as características acima citadas.
O exame físico trata-se de um procedimento complementar que permite ao auditor verificar se há correspondência nos registros do órgão / entidade. Desta forma, a comprovação física serve para determinar que os registros estejam corretos e os valores são adequados em função da qualidade do item examinado.
2) Circularização:
- Circularização das Duplicatas a Receber
- Circularização dos Títulos a Receber
- Circularização dos Adiantamentos Recebidos
Circularização ou Confirmações Formais é a técnica utilizada na obtenção de declaração formal e independente, de pessoas não ligadas ao órgão / entidade, seja por interesses comerciais, afetivos ou outros, de fato ligados às operações do mesmo. Esse procedimento só tem validade para comprovação de auditoria quando o gestor, ligado ao assunto a comprovar, tem participação no processo, porem ficando a remessa e obtenção das respostas dos pedidos circularizados sob controle do auditor.
As condições são dadas pelo fato de o auditor não ter poderes para assinar ou solicitar pedido de confirmação pelo órgão, e, para evitar que haja influência ou modificação por parte do auditado, dos dados ou respostas dos itens do processo da circularização.
Há dois tipos de pedidos, usados pela auditoria, para a confirmação de dados:
- Positivo: utilizado quando há necessidade de resposta da pessoa de quem se quer obter uma confirmação formal. Pode ser usado de duas formas:
a) Branco: quando não se colocam valores nos pedidos de confirmação.
b) Preto: quando utilizados saldos ou valores a serem confirmados na data base indicados.
- Negativo: utilizado quando a resposta for necessária em caso de discordância da pessoa que se quer obter a confirmação. Na falta de confirmação, o auditor entende que a pessoa concorda com os valores colocados no pedido de confirmação. Este tipo de pedido é geralmente usado como complemento do pedido de confirmação positivo, e, deve ser expedido como carta registrada para assegurar que a pessoa de quem se quer obter as informações, recebeu o pedido.
3) Documentos Originais:
- Exame de Contratos de Vendas
- Exame Documental de Notas Fiscais por Vendas e Recebimentos
- Exame de Atas de Assembléias
Procedimento voltado para a comprovação das transações que, por exigências legais, comerciais ou de controle são evidenciadas por documentos comprobatórios destas transações.
O exame desses documentos, realizado pelo auditor, deve seguir as seguintes condições:
a) Autenticidade: constatar se a documentação é fidedigna e se merece crédito.
b) Normalidade: constatar que a transação refere-se à operação normal
...