Atps De Comportamento Organizacional
Exames: Atps De Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elanecruz • 6/6/2013 • 2.351 Palavras (10 Páginas) • 552 Visualizações
Yaeko Ozaki (Profa. EAD)
Introdução
Este presente trabalho tem como objetivo abordar o estudo do comportamento organizacional abrangendo os aspectos diretamente relacionados a esta disciplina bem como enfatizar a importância da mesma, a necessidade e o desafio de compreendê-la nos dias atuais. Num mundo globalizado e cada vez mais competitivo, com novas tecnologias e muito mais exigente, cabe às organizações inovarem e desempenharem suas tarefas com eficiência e eficácia a fim de atingirem plenamente seus objetivos.
Uma vez que as organizações são formadas por processos e pessoas o estudo do comportamento organizacional busca conhecer tais processos como também identificar as necessidades dos indivíduos e grupos inseridos no ambiente das organizações, a estrutura organizacional e sua relação com o meio interno e externo.
1- CAPÍTULO 1
1.1 - DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais, para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover, promover engajamento e harmonia entre os stakeholders, aumentar a produtividade e promover a cidadania organizacional.
1.2 - SITEMAS ABERTOS E FECHAMENTOS SUAS DEFINIÇÕES E COMPARAÇÕES
Segundo CHIAVENATO, o comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com as influências das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos. O comportamento organizacional relaciona-se com as ações das pessoas no trabalho em organizações. Conforme ele o CO é uma área que trata do comportamento individual e também grupal: Personalidade, Atitudes, Percepção, Aprendizagem, Motivação, Normas, Papéis, Construção de equipes e conflitos, baseados nas contribuições de psicólogos, psicólogos sociais e sociólogos.
Segundo Robert P. VECCHIO, o comportamento organizacional abrange o campo psicológico. O autor crê que a personalidade de um colaborador é o principal motivo de influência em suas decisões dentro de uma organização, também acredita que a estrutura organizacional da empresa a qual tal funcionário está inserido é levada em conta quando da análise da situação. O autor deixa explícito que a preocupação principal com o elemento humano prevalece para que uma organização seja mais eficaz, não abordando os detalhes técnicos ou financeiros para obter um crescimento maior.
Os dois autores basicamente concordam que o principal fator é a influencia das pessoas sobre a organização. A pequena diferença que existem entre os dois conceitos é que VECCHIO enfatiza o campo psicológico do individuo em quanto CHIAVENATO, é mais abrangente, colocando como fatores importantes a administração de pessoas, comportamentos em grupos e resolução de conflitos e itens ainda mais “burocráticos” como a influencia sobre normas.
Abaixo segue um quadro comparativo de sistemas abertos e fechados.
SISTEMA ABERTO
SISTEMA FECHADO
Apresenta ralação de intercâmbio com o ambiente. Influencia o meio externo e é por ele influenciado.
Não apresenta intercâmbio com o meio ambiente que o circunda, pois é hermético (fechado) a qualquer influência ambiental.
Não recebe nenhuma influência do meio ambiente e, por outro lado, também não influencia o ambiente.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. Ed.Compacta .3.ed.São Paulo :Atlas , 1994.
2- CAPÍTULO 2
2.1 CONCEITOS DE INOVAÇÃO
A Inovação Tecnológica está intimamente relacionada em como fazer melhor o que já fazemos bem, em como fazer em menos tempo, com mais economia, em menos etapas, com mais facilidade e com menos recursos. Inovar é gerar alternativas melhores para velhas soluções ou alternativas novas para resolver novos e velhos problemas
A seguir apresentamos uma pesquisa feita com 20 pessoas de diferentes faixas etárias, e de varias áreas profissional, relatando o que significa para elas o Conceito de Inovação:
1 - Inovação é a exploração com sucesso de novas idéias. (Pedro Neto, 32 anos. Jogador de Futebol.).
2 - É a combinação do conhecimento em novos produtos, processos ou serviços que proporcionam valor de forma original e relevante. (Carmem Lúcia, 39 anos. Pedagoga.)
3 - Inova significa assumir riscos. (Vanessa Brayner, 33 anos. Empresaria.)
4 - É a implementação de um produto ou serviço novo ou significativamente melhorado. (Anderson Lima, 29 anos. Professor de Matemática)
5 - Uma dona de casa que recebe visitas de última hora e aproveita as sobras do almoço para preparar um delicioso quitute para o jantar. (Maria Da Paz 56 anos. Dona de casa.)
6 - É algo que está em processo de desenvolvimento. (Adriana Portela, 25 anos. Assistente de Comércio Exterior.).
7 - É tudo aquilo que criamos ou recriamos, sendo que o que recriamos tem algo de novo inserido no seu contexto. (Adilanete Gomes, 49 anos. Professora.)
8 - É a exploração com sucesso de novas ideias. (Cláudia Carvalho, 30 anos. Analista de Recursos Humanos.).
9 - E tudo que possa melhorar algo. (Patrícia Barros, 25 anos. Operadora de caixa.)
10 - E fazer mudança em algo estabelecido. (Priscila Lane, 26 anos. Auxiliar de Escritório.)
11 - Inovação é a mudança de algo para melhoria do que já existe através de novas ações e estratégias. (Airton Souza Mattoso, 31 anos. Operador de Máquinas.)
12 - Inovação é tudo aquilo que é diferente do que se tem na atualidade, na verdade é algo que já existe baseado numa forma diferente de fazer. (Glebson Rocha, 25 anos. Operador de Máquinas.)
13 - Inovação é realizar mudanças, é não usar o que está ultrapassado, pois se for usado você pode perder mercado e não ser competitivo. Inovação serve para você seja um diferencial no mercado e na concorrência, também faz com que você seja mais bem
...