Atps De Comportamento Organizacional
Pesquisas Acadêmicas: Atps De Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fitipaldi • 26/8/2013 • 1.866 Palavras (8 Páginas) • 448 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
POLO DE APOIO – GOIANINHA /RN (23048)
Disciplina: Comportamento Organizacional
Professora Ead: Yaeko Osaki
ATPS – COMMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ANÁLISES DE CONCEITOS
GOIANINHA - RN
15 de ABRIL / 2013
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste relatório é estudar o comportamento organizacional compreender o comportamento das organizações e relacionar o objetivo das empresas com as habilidades humanas, compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração.
Uma empresa não se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, que são dados tangíveis, mais do que isso, uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais, que representam os fatores intangíveis. Os profissionais envolvidos com as questões estratégicas e táticas da empresa, ou seja, aqueles que definem os caminhos organizacionais através de objetivos e metas dependem de informações adequadas, a tempo e a hora para poderem buscar alternativas, e tomar as decisões com eficiência e eficácia.
A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa.
CAPÍTULO 1:
Passo 1°: Definição de Comportamento Organizacional.
O comportamento organizacional trata-se de uma avaliação constante do comportamento humano, que busca interpretar os impactos que os seres humanos possuem para uma organização.
As organizações são responsáveis pelo comportamento de seus membros, quando a mesma exerce a função de incentivar o bom desempenho na produtividade, bem como superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas de seu interior.
O comportamento organizacional consiste em melhorar o ambiente de trabalho focando nas ações e atitudes dos indivíduos, no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e promover a cidadania organizacional.
O objetivo do comportamento organizacional é melhorar as habilidades humanas, motivar liderança, treinamento, satisfação com o trabalho, avaliação de desempenho e comunicação eficiente. Criar um clima eticamente saudável para seus funcionários no qual eles possam realizar seu trabalho com produtividade e confrontando o mínimo de ambigüidade em relação ao que se constitui em comportamentos certos ou errados.
Passo 2°: Temática (comparação) entre sistemas abertos e fechados de CO.
Sistema Aberto Sistema fechado
Autor 1
Kasnicka
Fonte: www.marciobecker.adm.br Tem relação de troca e interdependência dos demais sistemas a sua cerca com abordagem sistemática possibilitando receber influências e influenciar os outros sistemas externos a ela Segue a mesma ideia, é isolado, hermético independente e sem abordagem sistemática, sem receber influência qualquer ao mesmo e também sem permitir influenciar o meio externo.
Autor 2
Ludwing Von Bertalanff
Fonte:
www.slideshare.net Apresentam intercâmbio com o ambiente por intermédio de entradas e saídas. Tem uma grande capacidade de adaptação; ajustam-se ao meio ambiente para sobreviver. Através da interação com o meio ambiente, os sistemas abertos restauram sua própria energia, reparando perdas em sua própria organização. Não apresentam intercâmbio como meio ambiente externo. São herméticos; Não estão sujeitos as influências ambientas. Não recebem nem produzem recursos externo. Sob o ponto de vista da TS são sistemas que apresentam um comportamento totalmente determinístico e programado, operando com muito pequeno intercâmbio de matéria e energia como o meio ambiente.
Sistema aberto- apresentam intercambio com o ambiente por intermédio de entradas e saídas. Tem uma grande capacidade de adaptação; ajustam-se ao ambiente para sobreviver. Através da interação com o meio ambiente, os sistemas abertos restauram sua própria energia a, reparando perdas em sua própria organização.
Sistema fechado- não apresentam intercambio com o meio ambiente externo. São herméticos; não estão sujeitos as influencias ambientais. Não recebem nem produzem recursos externos. Sob o ponto de vista da teoria do sistema são sistemas que apresentam um comportamento totalmente determinísticos e programado, operando com muito pequeno intercambio de matéria e energia com o meio ambiente.
CAPÍTULO 2:
Passo 1: Pesquisa Sobre o Conceito de Inovação.
1°: Mudar.
2°: Fazer diferente.
3°: Melhorar.
4°:
...