Atps De Contabilidade Geral Etapa 2 Passo 4
Artigo: Atps De Contabilidade Geral Etapa 2 Passo 4. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Telnasneve • 3/11/2014 • 443 Palavras (2 Páginas) • 486 Visualizações
Atps de Contabilidade geral
Etapa 2 passo 4
Elaborar uma Resenha com base no documento CPC sobre Ativo, Passivo e patrimônio líquido.
Ativo:
É o conjunto de bens e direitos á disposição das empresas ou, dito de outra maneira, é o conjunto de bens e direitos sobre os quais a empresa tem Controle.
São separados por ativo circulante o de uso breve, ou seja, dentro de 12 meses ou ativo não circulante os de uso em longo prazo período superior a 12 meses, também são separados como ativo tangíveis, e ativo intangíveis.
Os ativos tangíveis são aqueles que podemos tocar, são concretos como imóveis, as máquinas, material de estoque etc.
Os ativos intangíveis são os direitos que a empresa tem sobre, a marca, patentes, uso de software etc.
Passivo:
O passivo corresponde a todas as obrigações que são exigíveis da empresa, como dívidas que serão cobradas, por seus credores a partir da data de vencimento.
O crescimento de forma desmedida do passivo poderá levar a empresa a uma situação de dificuldade financeira, momentaneamente insustentável, que em certas situações poderá gerar a necessidade de ser solicitada á justiça a sua “recuperação judicial”.
Nesse caso, se confirmada à má administração, poderá ser decretada a sua falência.
Exemplos de passivos: Salários de colaboradores, fornecedores, impostos a pagar, financiamentos etc.
Patrimônio Liquido:
Podemos definir como patrimônio liquido de uma empresa, quando nós subtraímos, os direitos das obrigações.
Ex: Ativo – Passivo = Patrimônio liquido.
O Patrimônio líquido pode ser positivo, negativo ou nulo.
Pode acontecer que no momento que foi feito o balanço patrimonial a empresa esteja com a situação negativa, mas se ela recebesse tudo o que tiver de direito ou vender todo o seu estoque volte a ficar positiva novamente.
A empresa pode estar a um passo da falência ou totalmente endividada apesar de apresentar números elevados no seu patrimônio.
Outro caso:
Se um amigo tem um grande apartamento, carro novo e outros bens de alto valor. Esse patrimônio elevado não significa necessariamente grandes vantagens, pode ser que ele tenha dívidas representadas por muitas prestações ao banco financiador que o seu carro e os outros bens também tenham sido financiados, enfim, que a sua dívida seja consideravelmente grande.
Na verdade, é necessário conhecer a riqueza líquida da pessoa ou da empresa. Da soma dos bens e dos direitos, subtraem-se as obrigações, cujo resultado é a riqueza líquida, ou seja, a parte que sobra do patrimônio para a pessoa ou para a empresa.
BALANÇO PATRIMÔNIAL
ATIVO PASSIVO
BENS 500 OBRIGAÇÕES 850
DIREITOS 500
...