Atps De Economia
Pesquisas Acadêmicas: Atps De Economia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaazevedo • 12/10/2013 • 6.424 Palavras (26 Páginas) • 256 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Atividades Práticas Supervisionadas
Jacareí – SP
2011¬_2
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Atividades Práticas Supervisionadas
Trabalho apresentado a Faculdade Anhanguera Jacareí-SP, como parte dos requisitos da matéria, Economia ministrada no segundo semestre do curso de Administração de Empresas.
Orientador:
Jacareí – SP
2011_2
Objetivos do Trabalho
Elaborar em equipe um boletim econômico relatando situações ou casos reais que ilustrem as teorias abordadas em aula com a finalidade de verificar a importância e a aplicabilidade das teorias econômicas estudadas na gestão de negócios.
Objetivos Gerais
- Favorecer a aprendizagem.
- Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
- Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
- Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto-aprendizado.
- Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
- Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
- Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.
- Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.
Objetivos Específicos
Desenvolver as competências, habilidades e capacitação, necessárias para realizar a transferência de conhecimentos da vida e experiências cotidianas para o ambiente de trabalho e ou campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se um profissional adaptável.
Metodologia
Para atingir estes objetivos, as atividades realizadas estão apresentadas e organizadas em 5 Etapas e em cada Etapa existem passos a serem executados sob forma de um desafio solucionado através de pesquisas e investigações em livros e sites na Internet.
ETAPA 1
Desenvolvida com base na Aula-tema: Fundamentos econômicos.
Finalidade: Verificar a aplicabilidade dos fundamentos econômicos estudados em aula.
Passo 1
Equipe de Trabalho
Passo 2
Custo de Oportunidade
Conceito: É aquilo que você abre mão para obter outra coisa, ou seja, a transferência dos fatores de produção de um bem X para produzir um bem Y implica um custo de oportunidade, que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem X para produzir mais do bem Y, também conhecido como custo alternativo ou custo implícito. É de se esperar que os custos de oportunidades sejam crescentes, uma vez que, quando aumentamos a produção de determinado bem, os fatores de produção transferidos dos outros produtos se tornam cada vez menos aptos para a nova finalidade, ou seja, a transferência vai ficando cada vez mais difícil e onerosa, e o grau de sacrifício vai aumentando, ou seja, os fatores de produção são especializados em determinadas linhas de produção, e não são completamente adaptáveis a outros usos.
Exemplo de caso Real:
Um representante de vendas, autônomo, após contabilizar receitas e
custos de suas vendas, verifica que teve um lucro médio mensal no ano
de 2010 de R$ 3.500,00 , no entanto, lembra-se que antes de deixar o
emprego para abrir sua representação comercial tinha um salário médio
de R$ 8.500,00 , esse é o custo de oportunidade de sua mão-de-obra, o
custo da melhor alternativa do emprego de sua força de trabalho.
Nota: Uma vez considerados os Custos de Oportunidade, percebe-se que
muitos negócios aparentemente lucrativos de acordo com os registros
contábeis não são a melhor opção de emprego do recurso produtivo.
Curva de Possibilidade de Produção
Conceito: A curva de possibilidade de produção (CPP) é uma representação gráfica das escolhas que podem ser feitas no ambiente da produção com os recursos disponíveis. Para que possamos representar uma curva de possibilidade de produção, é preciso admitir as seguintes hipóteses básicas: a quantidade de recursos existentes é fixa durante o tempo de analise.
Todos os recursos de produção (Terra, trabalho e capital) estão empregados na produção. O nível tecnológico não sofre alterações, em uma economia com milhões de produtos as escolhas que enfrentamos são complexas. Para o problema na forma mais simples, consideramos os mais básicos econômicos uma vez que só podem ser produzidos dois bens (roupa de algodão e trigo). Se decidirmos produzir mais trigo e reorientarmos nossos esforços neste sentido, então não poderemos produzir tanta roupa.
Exemplo de caso Real:
Sendo os recursos escassos, temos
...