Atps De Fundamentos 3 Serie
Trabalho Universitário: Atps De Fundamentos 3 Serie. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Romulo • 16/9/2013 • 2.261 Palavras (10 Páginas) • 629 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Pólo de Apoio Presencial: Teresina Centro
Curso: Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
Professora EAD: Laura dos Santos
Atividades Práticas Supervisionadas
Camila Gabrielly Lopes Oliveira RA 391590
Elisangela De Sousa Matos RA 396364
Thaís Santos Do Valle RA 396198
Francisca Karinny Ribeiro de Andrade RA 398610
Vera Lucia Sousa Marques RA 393048
Romulo Wildeglan Sousa Santos RA 398999
Teresina-PI, Abril 2013
ETAPA 1
O Movimento de Reconceituação foi um movimento que aconteceu nos países latinos americanos (Chile, Argentina, Peru e Uruguai), segundo Faleiros(1981), consistiu em um movimento de crítica ao positivismo e ao funcionalismo e af undamentação da visão marxista na história e estrutura do Serviço Social.
O movimento de reconceituação envolveu elaborações por um grande numero de profissionais na busca de fundamentos, de novos conhecimentos e teorias baseado em uma concepção de homem e de mundo e na formulação de novas metodologias que pudesse instrumentalizar uma ação coerente com um novo posicionamento. O Serviço Social posteriormente ao desenvolvimentismo difundiu uma nova visão das possibilidades da profissão e das funções do assistente social, no sentido de reformulações teóricas e práticas, seja operacionalização da nova proposta, á luz de posicionamentos ideológicos o que é uma conquista que surgiu com o movimento de reconceituação. A fase da reconceituação foi marcada por analises criticas ao Serviço Social tradicional e ao sistema vigente que envolveu impasses, crises e ganhou vitalidade com questionamentos, contestações, reelaborações que delinearam diferentes fases, provocando rupturas e reclamando novas abordagens.
ETAPA 2
Seminário de Araxá(Cidade de Araxá/Minas Gerais em 1967)
Seminário de Teorização do Serviço Social-promovido pelo CBCISS
O autor destaca o fato de que foi no âmbito desse encontro que a perspectiva modernizadora foi formulada por seus participantes.
Tanto no documento de Araxá quanto no de Teresópolis(1970) encontra-se um consenso em torno do olhar sobre a profissão;ela é considerada um instrumento profissional de suporte as políticas de desenvolvimento.
A concepção de subdesenvolvimento aparece como etapa de um processo de grade aglomeração,que se submetidas a intervenções racionais e planejadas,seria ultrapassada referencial estrutural funcionalista ,apesar de não ter sido assumido no documento.há uma tentativa de abafar essa teoria como a operacionalidade técnica.
As chamadas ‘disfunções’ colocam-se como objeto de intervenção justamente porque o equilíbrio do sistema guarda potencial para corrigi-las e até mesmo puni-lasSegundo a concepção profissional expressa nesse documento as disfunções mostram-se possíveis de resolução no marco da ordem capitalista
O Seminário de Teresópolis -1970
O fato de que a perspectiva modernizadora se cristaliza enquanto visão de profissionalidade ou sociedade nesse seminário,isso pode ser compreendido a qualquer momento que vivíamos,ou seja, de recrescimento do regime militar.
José Dantas ,indicado como ideólogo que mais influenciou a categoria profissional na sua construção teórica e pratica profissional,defendeu como tese de que a pratica do serviço necessitava desenvolver-se a adquirir um nível mínimo de cientificdade. Segundo ele, o método profissional do Srrviço Social se constritui a partir de duas categorias básicas, o diagnostico e a intervenção planejada.
Chama-nos atenção o fato de que a consecpção cientifica da pratica profissional é efetivamente reduzida ao estabelecimento de conexões superficiais entre dados da vida social e a intervenção metódica sobre eles.Na verdade ,afirma-se ser a concepção cientifica d Serviço Social nada mais é do que uma pauta interventiva na qual o andamento pode ser objeto de acompanhamento ,vigilância e avaliação por parte das hierarquias institucionais .
As elaborações que constam dos documentos de Araxá e Teresópolis objetivam instrumentalizar o assistene social para responder as demandas do regime ditatorial,por isso , não buscavam uma nova organização para a sociedade.
A IMPORTÂNCIA DOS SEMINÁRIOS
O documento de Araxá trata dos níveis da microatuação e da macroatuação do Serviço Social.
O nivel da microatuação discute a pratica profissional voltada para a prestação de serviços diretos. Para tanto, o Serviço Social, como técnica,dispõe de uma metodologia de ação que utiliza diversos processos. São os processos de caso,grupo,comunidade e trabalho com a população.
Na macroatuação ,o Serviço Social está voltado para a política e o planejamento.Essa integração supõe a participação no planejamento, na implantação e na melhor utilização da infraestrutura social.
Há um exagero de proposta ,no entanto , nela á recusa em limitar-se as funções executivas terminais,em torno dos quais historicamnete centralizaram-se a prática profissional e a meridiana indicação dos novos papéis profissionais. De fato,o assistente social,ao participar da política e do planejamento para o desenvolvimento,deixa de atuar apenas na execução.
A ditadura exigia que o profissional fosse preparado para atuar nas instituições que foram adaptadas ao projeto da autocracia burguesa,ligando ao capital internacional. Nesse sentido,Teresópolis situa o assistente social como um ‘funcionário do desenvolvimento’.
Para isso, as formulações de Teresópolis apontam para a requalificação profissional do assistente social,definem nitidamente o perfil sócio-técnico da profissão e a inscrevem conclusivamente no circuito da modernização conservadora.
ETAPA 3
O ponto de partida para falarmos sobre a trajetória do significado de Serviço Social que
...