Atps De Fundamentos
Trabalho Universitário: Atps De Fundamentos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Laiseisadora • 20/10/2014 • 2.065 Palavras (9 Páginas) • 238 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – EAD 4ª FASE
ATPS – FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEORICOS – METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III
JOINVILLE – outubro /2013
Sumario:
1. Introdução.......................................................................................................
2. Objetivo...........................................................................................................
3.O mercado de trabalho.....................................................................................
4. Conclusão.........................................................................................................
5.Referencial Bibliográfico.....................................................................................
A IMPORTANCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS DIAS DE HOJE
1. INTRODUÇÃO
O assistente social é fundamental nos dias de hoje ele pode ser inserido em hospitais, ONGs, postos de saúde, presídios, asilos, empresas e órgãos públicos. Sua principal função é auxiliar conflitos e questões sociais com as famílias e ainda podem elaborar projetos para melhorar a qualidade de vida da comunidade trabalhando com desigualdade social e ainda promovendo campanhas de saúde, alimentação, drogas, recreação, educação e implantar projetos sociais. Quem escolhe essa carreira deve estar preparado para encarar a dura realidade de um país com tantas desigualdade como o nosso Brasil. crianças abandonadas, mendigos no relento, doentes em busca de um leito hospitalar idosos na fila do INSS , consumo de drogas , alcoolismo.
Contudo, nem sempre foi assim. No passado, o Serviço Social era completamente influenciado pela doutrina social da Igreja Católica, pode-se perceber que outras correntes influenciaram o processo da profissionalização, cujas bases possuem um forte relacionamento com o monopolista absorvendo os princípios da filantropia, Para muitas pessoas assistência social é sinônimo de filantropia e Filantropia é algo emotivo e pessoal, significa amor a humanidade , ao contrário do amor próprio ,quer dizer caridade. Ela é pura doação não escolhe causas, podendo essa doação ser por dinheiro ou outros bens a favor de instituições que desenvolvam atividades de grande valor social. O assistencialismo não ajuda uma comunidade a crescer não deixa os indivíduos a transformar- se em cidadãos, mas não podemos esquecer de suprir as necessidades momentâneas como alimentação, encaminhar para cursos profissionalizantes para que o cidadãos tenham um bom emprego melhorando sua qualidade de vida e assim obedecendo a lei orgânica de assistência social da constituição federal de 1988.
2. OBJETIVO
Entender o perfil pedagógico da ajuda, ligado ações do serviço social, e o perfil que o assistente possui na atualidade com uma soma de experiências que é observada, há pouco mais de meio século e vincula ao processo onde organização da cultura dominante que se funde em uma visão psicologista da questão social, que no âmbito do serviço social a compreensão da pedagogia da “ajuda” é algo muito importante, pois proporciona a apreensão de fatos ligados a padrões de atuação na profissão, encontrados até os dias atuais, esse entendimento unifica a “ajuda”. E o seu desenvolvimento do processo de ajuda psicossocial individualizada no serviço social parte do ponto de vista de que as questões sociais constituem-se um problema moral. Esta noção justifica uma intervenção via assistência social individualizada de cunho moralizador direcionado para reforma moral e reintegração social. (ABREU)
3. O MERCADO DE TRABALHO
Estável, mas com boas perspectivas, o mercado para esse profissional oferece a maioria das vagas no eixo Rio - São Paulo. Segundo o Conselho Federal de Serviço Social, o setor que mais emprega é o de saúde. Com a implantação, pelo governo federal, do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em nível nacional deve ampliar as vagas no setor público, assim como nas organizações privadas e entidades do terceiro setor, que atuam nos projetos de responsabilidade e desenvolvimento social. "As áreas voltadas para a formulação de políticas sociais e gestão social são as mais promissoras. "Elas requerem que o profissional alie conhecimentos teóricos e instrumentais para compreender as demandas sociais e fornecer respostas a elas." Os programas governamentais, como a Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), abrem oportunidades de contratação. Neles, o bacharel desenvolve projetos e atua na seleção de famílias e comunidades atendidas. Nas ONGs, ele faz um trabalho similar, com a diferença que as contratações são realizadas sem a necessidade de concurso público. Há procura também nas áreas de educação, apoio às minorias e combate às desigualdades sociais. O graduado é requisitado ainda por penitenciárias e centros de Ressocialização , Fundações, Hospitais e Centros Comunitários para exercer atividades de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de projetos voltados para os públicos atendidos por essas organizações.
No setor público , oferece serviços de atendimento á população carente e minorias e de reintegração social de detentos. Esse profissional se emprega sobretudo no setor público. Também cabe a ele elaborar programas de saúde para prevenir doenças e o uso de drogas e assistir pacientes e seus familiares.Ele ainda acompanha processos jurídicos de abusos contra menores e de adoção e guarda. Os órgãos públicos são os maiores contratantes , em função das políticas sociais aplicadas ao governo.
Para ingressar
...