Atps De Planejamento E Produção 6º Periodo
Casos: Atps De Planejamento E Produção 6º Periodo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardoadmgomes • 23/3/2015 • 2.768 Palavras (12 Páginas) • 384 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP. CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Planejamento e Controle da Produção
Trabalho para a apresentação ao Prof. Marcelo Carvalho, Tutor presencial Ricardo Lavor no curso de Administração da turma N60.
Caruaru
2014
Sumário
1. Introdução---------------------------------------------------------------------------------------04
2. Planejamento e Controle da Produção (PCP) ----------------------------------------------05
3. Programação de Produção--------------------------------------------------------------------07
3.1 Sistemas de programação da produção com capacidade finita-------------------------07
3.2 O impacto estratégico das decisões resultantes de um sistema de PCP---------------08
4. Controle de Produção-------------------------------------------------------------------------10
5. Controle de Estoque---------------------------------------------------------------------------12
6. Conclusão---------------------------------------------------------------------------------------14
7. Referencias Bibliográfica---------------------------------------------------------------------15
1. INTRODUÇÃO
O objetivo desta Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é proporcionar a compreensão sobre a importância de articular os conceitos pertinentes à matéria e analisá-los, sobre diversos aspectos, as necessidades de conhecimentos para serem considerados aptos e qualificados a enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
O Sistema de Planejamento, Programação e Controle da Produção facilita o aprendizado e o entendimento dos princípios que controlam os sistemas de produção, e auxiliam os alunos a compreender o projeto de um sistema de produção. Esse planejamento pode ser aplicado tanto em curto, médio, como longo prazo, e ajuda na elaboração de propostas de melhorias, para que o sistema mantenha-se efetivo no ambiente competitivo em que a empresa atua. Desta forma, qualquer empresa que venha pensar em reduzir custo e maximizar lucro deve ter a preocupação em planejar e priorizar todas as suas atividades produtivas. O Planejamento e Controle da Produção visam diretamente englobar estrategicamente o controle de todas as operações da cadeia produtiva. Assim, todas essas ações aqui focadas e relatadas para a implantação de um sistema informatizado, indicarão formas e darão ferramentas para que a empresa atinja os melhores resultados e ganhos, que influenciarão definitivamente o aumento da sua produtividade.
2. PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Atualmente temos um cenário de competitividade entre as empresas nos mais diversos ramos. Para que as empresas possam se destacar e obtiver sucesso elas buscam cada vez mais reduzir seus custos operacionais e melhorar as tecnologias empregadas em produção. Para que os objetivos das organizações possam ser atingidos é fundamental que o processo produtivo seja devidamente planejado. O Planejamento e Controle da Produção é a base para o sucesso da empresa, pois através de um projeto de estabilização devem-se estabelecer tudo o que a empresa deverá produzir devendo utilizar a melhor maneira possível seus recursos. Para que a empresa sobreviva no mercado há necessidade de planejar e calcular antecipadamente sua produção e ao mesmo tempo monitorar e controlar a produção, observando a sua capacidade de produção e a sua previsão de vendas. O Planejamento e Controle da Produção visam propiciar o aumento das atividades, a eficiência e a eficácia da empresa, com o objetivo de antecipar e planejar sua linha produtiva perante o mercado, buscando de atender as necessidades da empresa de forma estabelecida e calculada. Uma das funções do Planejamento é fixar quais os objetivos deverão ser atingidos e qual a melhor maneira possível, utilizando-se todos os recursos que estejam disponíveis. Assim, ao estabelecer as metas e os objetivos, o planejamento determinará o que deve ser feito, quando fazer, quem deve fazer e de que modo. Assim, o controle tem que atuar efetivamente medindo e corrigindo o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da maneira que foram traçados.
O PCP age para melhorar a eficiência e a eficácia do processo produtivo, fiscalizando todo o processo de produção para que os objetivos sejam plenamente alcançados com a máxima eficácia. São atribuídas duas funções ao PCP elas são: estabelecer o que a empresa deverá produzir quanto deverá dispor de matérias-primas e materiais, pessoas, máquinas etc., e a segunda está relacionada ao monitoramento e controle do desempenho da produção, em relação ao que foi planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros que possam surgir.
O PCP tem relação com diversas áreas dentro da empresa elas são:
•Área de Engenharia Industrial: o PCP programa o funcionamento de máquinas e equipamentos.
•Área de Suprimentos e Compras: o PCP programa materiais e matérias-primas que devem ser obtido no mercado fornecedor.
• Área de Recursos Humanos: o PCP programa a atividade da mão-de-obra, estabelecendo a quantidade de pessoas que devem trabalhar no processo de produção.
• Área Financeira: o PCP baseia-se nos cálculos financeiros fornecidos pela área financeira para estabelecer os níveis de estoques de matérias-primas e produtos acabados.
• Área de Vendas: a Previsão de Vendas é fornecida por esta área ela é a base para a elaboração do Plano de Produção da empresa que é elaborado pelo PCP, como também para o planejamento da quantidade de produtos acabados necessária para suprir as entregas aos clientes.
• Área de Produção: o PCP atua diretamente no planejamento e controle da atividade desta área, fazendo o sistema de produção, funcionar da melhor maneira possível.
O
...