TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Quimica

Ensaios: Atps De Quimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Introdução ao Alumínio ( Al )

O alumínio é encontrado na maior parte em rochas, argilas, solos e vegetações combinado com oxigênio e outros elementos. É o metal mais abundante na crosta terrestre, representando aproximadamente cerca de 8%. Não é encontrado puro, alguns dos minerais encontrados juntos são bauxita, criolita, granitos, etc.

Nós não poderíamos voar, viajar em trens de alta velocidade, andar em carros de luxo se não fosse o alumínio. Não poderíamos ter luz e aquecimento em nossas casas e escritórios sem ele. Dependemos dele para conservar nossos alimentos, medicamentos e para fornecer componentes eletrônicos para nossos telefones celulares e computadores.

As propriedades físicas são as que se relacionam com as transformações físicas, em que não alteramos a constituição da substância, não há formação de novas substâncias. As propriedades químicas são as que se relacionam com as transformações químicas, existindo a formação de novas substâncias a partir daquilo que existia inicialmente. A propriedades intensivas são as que não dependem do tamanho da amostra (densidade, pressão, temperatura). Já as propriedades extensivas dependem do tamanho da amostra (massa, volume, comprimento).

As principais propriedades que fazem com que o alumínio seja um material tão valioso são a sua leveza, força, resistência à corrosão, durabilidade, capacidade de conformação e condutividade. O alumínio é um material relativamente novo. O elemento alumínio foi descoberto há apenas 160 anos, já outros materiais (ferro e o cobre), já eram conhecidos e usados há milhares de anos. Física, química e mecanicamente, o alumínio é um metal como o aço, latão, cobre, zinco, chumbo ou titânio e, como tal, pode ser derretido, fundido, conformado e usinado de modo muito parecido com esses metais. Além disso, ele conduz corrente elétrica e térmica, poder ser reciclado inúmeras vezes sem perder as suas propriedades. Estudos recentes mostraram que os veículos são constituídos de até 95% de alumínio, nos edifícios 93%.

Para o futuro pode se dizer que, o alumínio será cada vez mais utilizado devido a sua alta reciclagem e diminuindo em 95% energia empregada na produção, em comparação com a produção de alumínio primário.

Etapa 2

O aço pode ser substituído pelo alumínio?

Sim, em termos de comparações o alumínio leva mais vantagens, por ser um material leve, dúctil e maleável. O alumínio pode ser reciclado infinitamente enquanto que o aço o seu reaproveitamento é finito.

Um bom exemplo é o mercado mundial de bebidas, que consome 218 bilhões de latas por ano, sendo que 170 bilhões são de alumínio e 48 bilhões são de aço, de acordo com um estudo feito pelo BNDES.

Fluxograma do Alumínio

1) Al(OH)3 = Hidróxido de alumínio, base, farmacologicamente, este composto é usado como um antiácido, também é incluído como um coadjuvante farmacêutico em algumas vacinas.

2) Al2O3 = Óxido de alumínio - óxido, seu uso é mais significativo na produção do metal alumínio, embora seja também usado como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com