TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Quimica Analitica 1 Anhanguera

Casos: Atps De Quimica Analitica 1 Anhanguera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1 ( passo 1 e 2)

Definições

Equilibrio quimica ionico da agua: A água, provavelmente é a molécula mais conhecida, a maioria das pessoas saiba o que significa a fórmula H20. A água é formada pela ligação entre dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, quando a ligação é quebrada dá origem a íons com cargas diferentes, para entender é só observar a dissociação iônica da água: H2O(l) –-> H+(aq) + OH- (aq)

A equação mostra que os íons H+ e OH- são provenientes da molécula H2O. Estes íons estão em equilíbrio, então a reação também está em equilíbrio.

As concentrações de íons H+ e OH- que estão no equilíbrio diferenciam com a temperatura, porém constantemente estarão iguais entre si.

Vamos considerar um recipiente contendo água pura. Essas moleculas sofrem alterações ionicas, pois as moleculas estão em constante movimento, sendo assim, é lógico esperar que ocorram entre elas vários tipos de colisões.

Ocorre uma transferência de próton (H+) de uma molécula para outra quando duas moléculas de H20 colidem ordenadamente e com suficiente energia.

Potenciometria – Potenciometria é um método que se baseia na medida da diferença de uma célula eletroquímica na ausência de corrente. É um método utilizado para detectar o ponto final de titulações específicas (chamada, pelo uso do método, de titulação potenciométrica), ou para a determinação direta de um determinado constituinte em uma amostra, através da medida do potencial de um eletrodo íon seletivo, aquele que é sensível exatamente ao íon em análise.

Por se tratar de um equipamento simples e relativamente barato, sendo constituído de um eletrodo de referência, um eletrodo indicador e um dispositivo para leitura do potencial (potencímetro) a estes ligados, e dispensar o uso de indicadores que podem muitas vezes não serem possíveis de ter sua alteração de cor detectável, tornou-se um método confiável a ser aplicado nas volumetricas, em química analítica quantitativa. Por também permitir a determinação direta de determinadas e específicas substâncias, dispensando as vidrarias e reagentes usados em diversas volumetrias clássicas.

Eletrodos: Eletrodo, conhecido por polo, de maneira geral é o terminal utilizado para conectar um circuito eletrico a uma parte metálica ou não metálica ou solução aquosa.

O objetivo do eletrodo é proporcionar uma transferência de elétrons entre no meio no qual está inserido, através de corrente elétrica.

Instrumentação, medida do pH, e modo de operação: O pH, é um indice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio(geralmente aquoso). O carater ácido de uma solução esta relacionado com a concentração de H+ presente em uma solução, ou seja, a escala de pH é uma maneira de indicar a concentração de H+ em uma solução. Essa escala varia de 0 a 14, onde 0 é acidez maxima, 7 é considerado neutro, e 14 a acidez é minima ( ou basicidade maxima).

O pH pode ser determinado atraves de varias metodologias, sendo alguns deles: um medidor de pH (que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciometro, o medidor é um milivolumetrico com uma escala que converte o valor potencial de um eletrodo em unidades de pH). O pH pode ser tambem determinado, indiretamente, atraves de adição de um indicador de pH em uma solução (há varios indicadores como: fenolftaleína, alaranjado de metilo, azul de tornassol, entre outro.. E sua função, é atraves da variação de cor, indicar uma solução acida ou base). Ou, um outro exemplo é o papel de tornassol (Esse indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se a solução é acida – ele fica vermelho, ou basica – ele fica azul.

Relatório final (etapa 3 e 4)

Após a modificação do gráfico, onde contem informações sobre Valores de pH do efluente industrial da PETROPLAN, monitorados todo mês durante 1 ano, sendo analisado 3 vezes por mes, para uma tabela, que ficou melhor de se analisar visualmente:

Valores de pH do efluente industrial da PETROPLAN, monitorados todo mês durante 1 ano (3 vezes por mês)

Assim, podemos observar a tabela, concluindo que nos primeiros 7 meses da analise, a industria PETROLAN não estava de acordo com as exigências do CONAMA, onde determina sem exceções, que o valor do pH de um efluente pode ser de 5 a 9, e como podemos ver, nestes primeiros meses a média do pH varia de 10,43 a 9,7, que esta acima do valor autorizado. Porem, no inicio do outro ano (2010) podemos ver um redução, tanto nos resultados das analises, quanto nas medias das mesmas, podemos observar, principalmente os últimos 5 meses, onde a media do pH fica entre 8,23 e 7,23, e estes valores são aceitos pelo CONAMA, concluindo então, que a industria esta pronta para enfrentar a auditoria do órgão de fiscalização ambiental, se continuar com estes valores, procurando sempre melhorar sua performance.

Bibliografia

<http://www.mundoeducacao.com/quimica/equilibrio-ionico-agua.htm> acesso:30/03/2014

<http://www.brasilescola.com/quimica/equilibrio-ionico-agua.htm> acesso: 30/03/2014

<http://www.ufjf.br/baccan/files/2010/10/Aula-12-POTENCIOMETRIA-1S-2012.pdf>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com