Atps De Tecnologias De Gestão
Trabalho acadêmico: Atps De Tecnologias De Gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrineves • 13/9/2014 • Trabalho acadêmico • 4.224 Palavras (17 Páginas) • 184 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – UNIDERP
Curso Ciências Contábeis (EAD)
Campus Belenzinho
Adriana Cristina Nunes de Jesus RA – 6946456909
Adriana dos Santos Neves RA – 6945455923
Anderson de Carvalho RA – 7981713362
Marylene de Souza Nogueira de Almeida RA – 6787371285
ATPS DE TECNOLOGIAS DE GESTÃO
Profª Tutora Presencial Adriana de Novais
Abril – 2014
São Paulo – SP
Sumário
INTRODUÇÃO..........................................................................................................................3
1. EMPRESA SERPRO 4
1.1. Mudanças nas Organizações e a Importância do Gestor Organizacional 5
1.2. Conceitos Organizacionais 5
1.3. Papéis do Gestor Organizacional 6
1.4. Entrevista do Gestor 7
2. GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL 7
2.1. Qualidade 7
2.2. Terceirização 8
2.3. Áreas para Terceirização 9
2.4. Outras Tecnologias 10
2.5. Tecnologia Escolhida 12
3. FERRAMENTAS DE GESTÃO 13
4. REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Este trabalho está caracterizado por um conjunto de situações e circunstâncias que uma empresa pode obter, e seu principal objetivo é o desenvolvimento das Tecnologias de Gestão, que são as ferramentas que uma organização usa para seu planejamento, estratégias e objetivos.
Com base em pesquisas sobre as teorias propostas, temos: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, e teoria comportamental, assim abordaremos os fundamentos no estudo da administração moderna das empresas.
Veremos o estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração moderna das empresas, e a constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por falta de conhecimento ou por falta de uma política empresarial de gestão do conhecimento.
1. SERPRO
SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), com sede em Brasília está presente em 11 capitais, com regionais distribuídas em Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Além de alguns escritórios de serviços.
A empresa Serpro conta com mais de 11 mil empregados, especializados tanto no segmento de TI, como nas demais áreas de suporte ao negócio da empresa, e Comunicações para o setor público. É considerada a melhor no seu segmento.
Sua Missão é disponibilizar informações e prover soluções tecnológicas para o êxito da gestão do Estado em atendimento à sociedade brasileira, desenvolvendo soluções tecnológicas em Software Livre, como uma política estratégica que permite otimizar os recursos públicos, compartilhar seu conhecimento e estimular a cooperação entre as esferas federal, estadual, municipal, iniciativas do segmento acadêmico e sociedade.
Sua visão é criar um centro de informações e soluções tecnológicas para o Brasil, e desenvolver projetos e programas que contemplam questões sociais de acessibilidade e inclusão digital, e apoiar as políticas do governo federal nessas áreas.
A empresa investe em formação, capacitação e atualização de suas equipes com uma política de gestão que se pauta nas tendências tecnológicas, pela orientação ao compartilhamento do conhecimento e cooperação técnica. Dessa forma, acredita-se que estará preparada para enfrentar os desafios de atender as expectativas, cada vez mais complexas e diversificadas, do governo e da sociedade. Para fazer parte do quadro da empresa terá que participar de um concurso público, conforme a Constituição Federal de 1988, o que garante igualdade de oportunidades.
Quando o SERPRO decidiu que estava na hora de executar um Processo de Transformação, tinha a noção que precisava se adaptar e acompanhar todas as mudanças ocorridas no mundo globalizado. Implementou diversas medidas que visavam conduzi-lo à sua ambientação e adequação a realidade, mesmo assim faltava alguma coisa que não havia sido contemplado no Modelo de Gestão decorrente do Processo de Transformação, que seria a gestão dos saberes da organização, a gestão da sua inteligência e do seu capital intelectual, gestão do conhecimento e do seu capital intangível.
A partir deste momento foi definido um processo de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, sob uma coordenação da Unidade Corporativa, apoiado por um Comitê de Representantes das Unidades de Gestão, estruturaram uma política, e foram identificadas práticas necessárias para a implantação da Gestão do Conhecimento.
Depois de 3 anos da implantação do Processo, teriam que analisar se o que havia sido previsto estava coerente com o Modelo de Gestão implantado, se as práticas contempladas na Política estavam devidamente implantadas em toda a Empresa. E por último, um processo de mudança entre a situação desejada e a situação encontrada que se tornou imprescindível para o sucesso do Modelo.
A empresa SERPRO foi escolhida, porque acreditou em uma mudança e conseguiu com persistência, ficar entre uma das primeiras do mundo.
1.2 MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES E A IMPORTÂNCIA
...