TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps- Desenho

Monografias: Atps- Desenho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS: DESENHO TÉCNICO

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Desenho Técnico, do curso de Engenharia , da Faculdade de Tecnologia de Jaraguá do Sul Anhanguera Educacional S.A.

Orientador: Prof. Carlixto José Franzner

Jaraguá do Sul

2011.

ETAPA 1

Responda às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

O desenho técnico deve ser legível, transmitindo todas as características do objeto que representa, sem causar dúvidas na forma como o descreve, é destinado a explicar com rigor e exatidão a forma e as dimensões do objeto representado. Para isto o desenhista precisa seguir regras normativas, que no caso de nosso país é regulado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Os desenhos artísticos não seguem normas ou regras, transmitindo apenas as idéias e sentimentos de seu artista, de maneira pessoal e pode ter diferentes interpretações e significados. Não transmite quantificação das dimensões ou ênfase em detalhes.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

No começo do processo, o engenheiro ou o projetista imagina a peça ou o objeto a ser feito, e elabora um esboço dele. O esboço é um rascunho do material a ser desenvolvido, um desenho técnico a mão livre, que servirá como base para a elaboração e execução do desenho preliminar. O desenho preliminar serve para a aprovação do projeto, podendo sofrer ainda modificações e alterações para a adequação do projeto. Após devidamente aprovado e liberado sua execução, o desenho passa por um desenhista técnico, ou outra pessoa e setores competentes para a elaboração do desenho técnico definitivo, que conterá todos os elementos necessários para a sua compreensão. Estas etapas são feitas representando o objeto de duas formas distintas. São elas:

Perspectivas, que é a técnica de representação do objeto em espaço tridimensional para uma superfície plana, fazendo com que a imagem obtida se aproxime daquela que vemos.

Vistas Múltiplas, baseada no conceito de projeção ortogonal e possui uma gama muito grande de informações, permitindo visualizar imediatamente o objeto representado.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization), e serve como base para elaborar também as normas aqui regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Aqui

relato alguns institutos de normas técnicas de outros países, todos baseados na norma ISO

ASA = Americam Standart Association (Estados Unidos)

JIM = Japan International Norm (Japão)

DIN = Deutsche Indrustrie Normen (Alemanha)

Passo 3

Leia o capítulo 3 do PLT e responda aos questionamentos pertinentes a esse capítulo:

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

Tem como objetivos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade. É normalizado pela ABNT 14699, que diz o seguinte:

“Esta Norma fixa as condições exigíveis de proporções e dimensões para representação gráfica de símbolos de tolerância geométrica em desenho técnico.”

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

São elas do tipo A, Continuo grosso, para arestas visíveis ou tipo E, que é interrompido grosso para arestas invisíveis, ou do tipo F, que é fina, também utilizada em arestas invisíveis

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

É necessário que o desenho em papel esteja disponível no local de execução do projeto, para que seja feita consultas rápidas, e para que não haja erros em sua execução

É importante também para que se tenha um histórico de projeto, já que qualquer alteração é devidamente documentada diretamente no desenho.

d) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos.

Devemos utilizar escalas quando o objeto a ser representado é muito grande em relação à folha, chamando de escala de redução, ou seja, dimensão do desenho é menor que sua dimensão real ou quando é muito pequeno e em tamanho real não consiga representar devidamente seus detalhes e dimensões, chamado de escala de ampliação, ou seja, a dimensão do desenho é maior que sua dimensão real.

Passo 4

Utilize o formato A4 em branco para traçar as margens e legenda conforme as normas estudadas e, dentro desse formato, trace todos os tipos de linhas utilizadas em desenho técnico, colocando um exemplo do tipo de linha e onde se aplica

1. Contínuo Grosso.

A1 Linhas de contorno visível;

A2 Arestas visíveis;

2. Contínuo fino.

B1 Arestas fictícias;

B2 Linhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com