TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Do Sga

Ensaios: Atps Do Sga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 3

PASSO 1

RESENHA SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Poluição atmosférica é a contaminação da atmosfera por resíduos ou produtos secundários gasosos, sólidos ou líquidos, que podem ser nocivos à saúde dos seres humanos, causarem danos em plantas, atacar diferentes materiais, reduzir a visibilidade e produzir odores desagradáveis.

A cada ano, os países industrializados geram milhões de toneladas de contaminantes. Os contaminantes mais comuns e amplamente dispersos são o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio, o ozônio, o dióxido de carbono ou as partículas em suspensão. O nível de poluição é medido pela concentração de contaminantes (microgramas por metro quadrado de ar ou, no caso dos gases, o número de moléculas de contaminantes por milhão de moléculas de ar).

Muitos contaminantes procedem de locais facilmente identificados. O dióxido de enxofre, por exemplo, procede de centrais energéticas que queimam carvão ou petróleo. Outros se formam pela ação da luz solar sobre materiais reativos previamente emitidos à atmosfera. Por exemplo, o ozônio (um perigoso contaminante que faz parte da poluição), é produzido pela interação de hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio sob influência da luz solar. O ozônio também tem causado muitos prejuízos nas lavouras. Por outro lado, o descobrimento, na década de 80, de que alguns contaminantes atmosféricos, como o clorofluorcarboneto (CFC), estão produzindo a diminuição da camada de ozônio, fez com que o CFC venha sendo cada vez menos utilizado.

A concentração de dos elementos contaminantes se reduz à medida que estes são dispersos na atmosfera, processo que depende de fatores climatológicos, como a temperatura, a velocidade do vento, o movimento de sistemas de alta e baixa pressão e a interação destes com a topografia local, por exemplo, montanhas e vales.

A temperatura normalmente diminui com a altitude, mas quando uma camada de ar frio fica sob uma camada de ar quente produzindo uma inversão térmica, a mistura atmosférica acontece muito lentamente e os contaminantes se acumulam perto do solo. As inversões podem ser duradouras sob um sistema estacionário de altas pressões unido à baixa velocidade do vento. Num período de três dias de escassa mistura atmosférica pode levar a concentrações elevadas de produtos perigosos em áreas de alta contaminação e, em casos extremos, produzir doenças respiratórias e até a morte.

PASSO 2

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

O objetivo deste trabalho é descrever a implantação do Sistema de Gestão Ambiental – SGA de acordo com as exigências da norma ISO 14001, identificar os resultados e as mudanças ocorridas após a implantação e apontar os aspectos relevantes sobre a questão da preservação do meio ambiente; para desenvolver esta pesquisa, recorremos ao Sistema de Gestão Ambiental adotado pela DELPHI AUTOMOTIVE SYSTEMS DO BRASIL LTDA, na planta de Jambeiro-SP.

A DELPHI AUTOMOTIVE SYSTEMS DO BRASIL LTDA é uma empresa de autopeças norte-americana ( México e Brasil ) é uma das maiores do setor no mundo, contando com cerca de 169.500 empregados. Foi criada pela General Motors, tendo incorporado também outros segmentos industriais tal como a Delco Electronics, originalmente controlada pela Hughes Defense. A fundamentação teórica está baseada na estrutura da ISO 14001 e na abordagem do Sistema de Gestão Ambiental – SGA. Os Resultados apontam para a melhoria do desempenho ambiental após a implantação de um SGA.

Palavras-chave: Meio ambiente; Gestão Ambiental; Sistema de Gestão Ambiental; ISO14000.

PASSO 3

Na DELPHI, minimização de resíduos é uma prioridade. Os empregados trabalham diligentemente para identificar oportunidades e executar projetos de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo. Estes esforços têm sido impulsionados pelo desejo da DELPHI para diminuir o impacto de suas operações sobre o meio ambiente, bem como iniciativas lideradas pelos clientes, regras governamentais, e os custos associados. O DELPHI tem vindo a integrar medidas para reduzir o desperdício em todas as suas operações para ajudar a apoiar os esforços dos clientes para eliminar aterros de resíduos.

Ao longo da história do DELPHI, suas operações têm implementado projetos para reduzir a quantidade de resíduos enviados para eliminação.

Mais recentemente, o DELPHI tem olhado para além do "fruto maduro" em direção a soluções mais inovadoras para reduzir o desperdício. DELPHI está a abordar esta questão a partir de uma abordagem tanto a montante e a jusante. Identificar oportunidades de redução de seus resíduos de embalagens implicou um esforço concentrado das equipes de organização ambiental, fabricação, engenharia da DELPHI e de logística. Com peças que estão sendo enviado de todo o mundo, protegendo a integridade de cada parte individual continua a ser uma prioridade, ao abordar a eliminação de embalagens. Vasilhame, otimizando os embarques de carga total, e minimizando a quantidade de embalagens continua a ser um foco do DELPHI.

Em alguns locais o DELPHI tem a melhor rotulagem nos recipiente de resíduos, através de recursos visuais, redução no tamanho do recipiente para descarte e eliminar o excesso de embalagem, melhorou a segregação no chão de fábrica, a utilização de sacos de plástico transparentes para apoiar a identificação de material não desejado

O DELPHI continua a identificar as opções de reciclagem de resíduos gerados. Identificar uma empresa de reciclagem de sucata de plástico adicional diminuiu volumes de descarte de 156 mil kg por ano. Em todo o Brasil, nossas operações participam anualmente da comunidade local nas atividades de prevenção da poluição. Nos últimos nove anos, esta atividade já atingiu mais de 77 mil crianças em idade escolar. O tema deste ano foi à reciclagem de óleo de cozinha. Através de envolvimento com as escolas e os funcionários locais, a Delphi Saúde e Segurança Ambiental organização recolheu cerca de 12.000 litros de óleo de cozinha usado para reciclagem. Os lucros deste esforço de reciclagem foram devolvidos às escolas para apoiar o desenvolvimento do programa.

Implementação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com